Guarapuava conquista o Selo Plus no programa “O Esporte Que Queremos” e se torna referência no Paraná

Cidade se consolida como referência no Paraná após avançar do Selo Bronze ao Plus no programa estadual de desenvolvimento esportivo

13/12/2025 08H50

Foto: Secom

Guarapuava acaba de alcançar o Selo Plus, o maior nível de reconhecimento do programa “O Esporte Que Queremos”, iniciativa do Governo do Paraná em parceria com a Secretaria de Esporte e a UFPR. O programa avalia a gestão esportiva dos municípios, incluindo planejamento, infraestrutura, investimentos, capacitação e participação em eventos oficiais, com o objetivo de fortalecer o esporte de base até o alto rendimento em todo o Estado.

A cidade, que iniciou a gestão com o Selo Bronze, avançou para Prata, depois Ouro e agora chega ao nível máximo, consolidando-se como referência esportiva no Paraná.

O prefeito Denilson Baitala comemorou a conquista e destacou o empenho das equipes municipais. “Notícia boa para a comunidade esportiva de Guarapuava. Quando assumimos a prefeitura, nós tínhamos o selo bronze. Fomos prata, fomos ouro, agora somos plus. Parabéns, secretário Valdir, toda a tua equipe que trabalhou esse ano inteiro e nossos atletas.”

O secretário municipal de Esportes, José Valdir Kukelcik, destacou que o avanço de Guarapuava foi construído com planejamento, organização e participação efetiva em todas as ações estaduais. Segundo ele, o ponto de partida veio de uma orientação direta do prefeito. “Em primeiro lugar, foi um pedido do nosso prefeito para que nós fizéssemos esporte para todo mundo. Precisávamos de um conselho e de um Fundo Municipal de Esportes. Então começamos lá atrás, devagar, estruturando tudo. A primeira coisa foi participar de todas as atividades esportivas do Estado, dos jogos oficiais. Criamos escolinhas em todas as unidades esportivas e criamos projetos que hoje nos trouxeram esse reconhecimento.”

O secretário ainda destacou que a conquista é o resultado da união de toda a equipe. “Graças aos projetos que fizemos, que toda a minha equipe conseguiu realizar, chegamos ao Selo Plus. Agora temos mais autonomia para buscar recursos federais, estaduais e privados. Não foi uma corrida curta. Foi uma maratona, e chegamos ao fim com êxito.”

Guarapuava ampliou sua presença em diversas modalidades e competições, como explica Valdir. “Participamos de tudo, dos Jogos Paradesportivos (qualquer atividade ou modalidade esportiva praticada por pessoas com deficiência) em  Foz do Iguaçu, que é um dos maiores eventos do Brasil, dos Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Jogos Escolares e dos Jogos do Idoso. Pela primeira vez, depois de seis anos de existência, entramos na fase prata dos Jogos do Idoso. Entre 54 municípios, Guarapuava foi campeão geral. Estamos dando atenção ao esporte desde a menor idade até a melhor idade.”

MAIS RECURSOS E MAIS OPORTUNIDADES

A conquista do Selo Plus abre portas para novos investimentos. “Agora podemos ir atrás de recursos para incentivar ainda mais o esporte em Guarapuava. O esporte é saúde. A OMS diz que cada dólar investido em esporte economiza quatro dólares na saúde. Estamos fazendo nossa parte, com autonomia dada pelo prefeito e parcerias importantes com o Governo do Estado”, explica o secretário.

FORMAÇÃO DE TALENTOS E PROJEÇÃO NACIONAL

Valdir reforçou também a importância da base na construção de futuros atletas. “As escolinhas têm o objetivo de fomentar a juventude. Queremos que os atletas sigam no esporte. Hoje temos no paradesporto dois atletas olímpicos, medalhistas de prata na China, que começaram com a gente e continuam até hoje.”

Com o Selo Plus, Guarapuava se consolida como polo esportivo no Paraná, ampliando oportunidades, fortalecendo a formação de atletas e planejando o futuro do esporte com mais autonomia, recursos e estrutura.

Deixe seu comentário:

Veja Mais