Comitiva argentina visita Unicentro para fortalecer parcerias

Os representantes argentinos vieram conhecer de perto os ambientes de produção científica e tecnológica da Unicentro e da cidade de Guarapuava

13/12/2025 10H10

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu, na última quarta-feira (10 de dezembro de 2025), uma comitiva da província de Jujuy, na Argentina, com o objetivo de ampliar o diálogo e construir futuras parcerias na área de ciência, tecnologia e inovação. A visita contou com a presença do diretor provincial Luis Bono e da diretora de vinculação e transferência científico-tecnológica da Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Jujuy, Marta Lopez. Os representantes argentinos vieram conhecer de perto os ambientes de produção científica e tecnológica da Unicentro e da cidade de Guarapuava, visando estreitar relações entre os países para projetos futuros.

Segundo Luis Bono, encontros como esse são fundamentais para valorizar o que é desenvolvido nos dois países. “A importância de encontros como este reside em destacar as possibilidades de troca e transferência de conhecimento, o que certamente enfatiza as qualidades do ensino oferecido no estado do Paraná, na província de Jujuy e na região noroeste da Argentina”, afirmou. A vice-diretora do Câmpus Cedeteg, Aline Marques Genú, destacou a importância dessa interação entre os  países. “Esse foi o primeiro contato para eles conhecerem o ambiente que a gente tem de inovação dentro da universidade. Com essa aproximação da Fundação Araucária, com também o nosso pessoal da Relações Internacionais, existem aí as possibilidades da gente fazer trabalhos em conjunto, tentando vincular a inovação que a gente tem no Paraná e na Unicentro, com as atividades de inovação que eles têm na província argentina”, explicou.

O assessor da presidência da Fundação Araucária, Nilceu Deitos, reforçou a importância da integração entre instituições de pesquisa e de como a ciência deve ser feita em conjunto. “Hoje, a ciência tem um caminho bem definido, esse caminho é da integração. Não existe ciência solitária. Essa integração é fundamental, e isso é a grande importância de criar ações de internacionalização que possibilitam principalmente o envolvimento de todos os pesquisadores”. Ideia também salientada por Adriano Machado, diretor de Acordos de Cooperação e Mobilidade Internacional da Unicentro. “Vejo que esse contato é importante porque além de colocar em contato agências de fomento, órgãos de fomento dos dois países, coloca em contato também as instituições de ensino superior, potencializa a nossa área de internacionalização, assim como a área de internacionalização da agência de Jujuy, e também contribui no campo da popularização da ciência entre as instituições e esses países”, disse.

Durante a visita, foi anunciada a escolha da Unicentro como instituição piloto da Fundação Araucária para a implementação de uma plataforma de oferta e demanda em ciência, tecnologia e inovação — modelo já utilizado na Argentina. A programação da comitiva incluiu também visitas ao Cilla Tech Park, ao Instituto de Pesquisa para o Câncer de Guarapuava (Ipec) e encontros com representantes da Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ).

(Por Luiza Lobo, com supervisão de Giovani Ciquelero)

Deixe seu comentário:

Veja Mais