Diocese de Guarapuava ganhará dois novos diáconos

Com a imposição das mãos e a oração de ordenação, ambos serão constituídos diáconos transitórios, etapa que antecede o sacerdócio

11/11/2025 14H50

Emerson e Messias

A Diocese de Guarapuava com alegria se prepara para a ordenação diaconal de Emerson Luiz Ramos e Messias Batista de França, que acontecerá no dia 20 de dezembro de 2025, às 15h, na Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava. A celebração será presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo diocesano, com a presença de familiares, amigos, fiéis e representantes das comunidades paroquiais.

Com a imposição das mãos e a oração de ordenação, ambos serão constituídos diáconos transitórios, etapa que antecede o sacerdócio. O lema escolhido para este momento é a expressão mariana: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38), inspirada na obediência e disponibilidade de Maria ao chamado de Deus.

Com alegria, a Diocese de Guarapuava convida todos os fiéis a se unirem em oração por Emerson e Messias, pedindo a Deus que os fortaleça na vocação e os configure cada vez mais a Cristo, o Servo de todos.

DIÁCONOS NA IGREJA

No direito canônico, a diferença entre diácono transitório e diácono permanente está no grau do sacramento da ordem e na possibilidade de ascender a outros graus. 

Diácono transitório 

- Recebe o diaconato para depois se tornar padre

- É um “estágio” de preparação para o sacerdócio

- É exigido o voto de celibato

Diácono permanente 

- Não ascende aos outros graus do sacramento da ordem

- Pode ser casado ou não

- É uma vocação da Igreja para o serviço da comunhão e dos irmãos

(Com Jorge Teles)

Deixe seu comentário:

Veja Mais