Vale Gás: o que é e como se cadastrar?

Saiba tudo sobre esse benefício do Governo Federal

24/01/2023 13H28

O Vale Gás é um benefício bem interessante oferecido pelo Governo Federal para as famílias de baixa renda. A partir dele, elas conseguem ter acesso ao gás de cozinha por um preço que cabe no bolso.

No entanto, apesar de ser um benefício que traz muitas vantagens para essas famílias, muitas delas podem não fazer uso dele por não conhecê-lo ou não saber como ele funciona.

Sendo assim, separamos neste artigo as principais informações sobre o Vale Gás, como ele funciona e de que forma você consegue recebê-lo para assim aproveitar esse programa.

Então, continue a leitura e confira!

O QUE É O VALE GÁS?

Em resumo, o Vale Gás é um programa criado pelo governo brasileiro como uma forma de ajudar as famílias de baixa renda a terem acesso ao gás de cozinha com um desconto.

A saber, o benefício foi criado devido a alta no preço do gás de cozinha tradicional que aumentou muito nos últimos anos, fazendo até com que algumas famílias optassem por usar o fogão a lenha por ser mais econômico.

Mas, com o surgimento desse benefício, as famílias de baixa renda que não possuem orçamento para lidar com a alta do gás conseguem receber um desconto especial para adquirir o botijão de cozinha e realizar suas principais refeições.

COMO FUNCIONA ESSE BENEFÍCIO?

Para ajudar as famílias de baixa renda, o benefício do Vale Gás oferece um desconto de 50% na compra do gás de cozinha.

Sendo assim, para fazer isso, o governo libera na conta bancária do beneficiário um valor que representa a metade do valor médio nacional do botijão de gás de 13kg, que é o mais usado pelas famílias brasileiras.

Mas, aqui é preciso considerar que o valor não é liberado todo mês. Basicamente, as famílias contempladas recebem o valor do auxílio em meses alternados, já que o gás costuma durar mais de um mês.

Assim, com esse valor em mãos, é possível realizar a compra do botijão de gás por um valor menor do que o convencional.

QUEM PODE RECEBER O AUXÍLIO GÁS?

O Vale Gás é um benefício do governo que está disponível para apenas algumas famílias.

Sendo assim, em primeiro lugar as famílias inscritas no Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico, e que possuam uma renda mensal igual ou menor a meio salário-mínimo conseguem ter acesso ao benefício.

Além delas, qualquer família que tenha residentes que acessam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) também podem ter acesso ao Vale Gás.

QUAL O VALOR DO VALE GÁS?

Para ajudar as famílias contempladas pelo benefício a conseguir comprar seu gás de cozinha, o governo considerou o valor médio nacional do botijão de gás de 13 kg para definir o valor do Vale Gás.

Dessa forma, atualmente o valor do benefício está no total de R$52,00 que são pagos para as famílias de baixa renda a cada 2 meses

Assim, as famílias beneficiadas do programa conseguem receber esse valor em suas contas bancárias e podem usá-lo para economizar na compra do gás.

COMO SE CADASTRAR NESSE BENEFÍCIO?

A saber, participar do programa do Vale Gás é bem simples para quem já está cadastrado no Cadúnico. Sendo assim, essas pessoas já podem começar a receber o benefício automaticamente.

No entanto, quem ainda não é inscrito no Cadastro Único precisará realizar esse registro para assim ter acesso ao Vale Gás.

Dessa forma, todo o processo de inscrição no Vale Gás para assim acessar esse benefício pode acontecer em apenas duas etapas, que você conhece melhor a seguir.

CADASTRO NO CADÚNICO

O primeiro passo para ter acesso ao Vale Gás é realizando o seu cadastro no sistema do CadÚnico. É a partir dele que a sua família consegue ser facilmente encontrada para receber o Vale Gás e diversos outros benefícios do governo.

A saber, o cadastro no cadúnico pode ser feito em um Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como CRAS.

Dessa forma, basta uma pessoa da sua família ir até o CRAS, levando consigo os principais documentos de identificação dos demais membros da família para que assim o cadastro seja realizado.

RECEBA O BENEFÍCIO

Após o cadastro no CadÚnico ter sido formalizado, o próprio sistema do governo analisa as informações sobre a sua família para verificar se ela cumpre os requisitos para receber o benefício do Vale Gás.

Sendo assim, caso o sistema confirme que a sua família preenche os requisitos, você já poderá começar a receber os benefícios do Vale Gás a cada 2 meses na sua conta bancária.

COMO CONSULTAR O VALE GÁS?

Para quem já realizou os processos listados acima e só está esperando receber o benefício, pode realizar a consulta do mês de duas formas.

A primeira delas é verificar os calendários de pagamentos do programa Auxilio Brasil, que pode mostrar quando o pagamento do Vale Gás será feito para as famílias beneficiadas.

Por fim, você também pode consultar o Vale Gás pelo CPF. A saber, esse processo pode ser feito a partir do aplicativo do Auxílio Brasil. Para isso, só é preciso ter um cadastro nele para verificar seu benefício.

E se você gostou de conhecer mais sobre o Vale Gás não deixe de compartilhar esse artigo com seus familiares!

 

Deixe seu comentário:

Veja Mais