Após mais de 10 anos, parceria entre Prefeitura de Guarapuava e Estado tira do papel novo colégio do bairro Residencial 2000
Com terreno cedido pela Prefeitura, obra prevê estrutura moderna com dois pavimentos, laboratórios, ginásio e tecnologia de ponta para atender a comunidade
Foto: Secom
Um projeto aguardado há mais de uma década começa, enfim, se tornar realidade no bairro Residencial 2000 e com participação direta da Prefeitura de Guarapuava. A área destinada pelo município será o ponto de partida para a construção do novo Colégio Estadual Alba, uma obra inovadora que promete elevar o padrão da educação na região.
A iniciativa, viabilizada pelo Governo do Estado com investimento de R$ 24 milhões, representa um avanço significativo para a comunidade escolar. Com a doação do terreno, a contribuição da Prefeitura foi fundamental para tirar o projeto do papel e garantir que a obra pudesse sair do planejamento para a execução.
A nova unidade escolar será ampla e moderna, com mais de 5 mil metros quadrados de área construída, distribuída em dois pavimentos. O espaço contará com cerca de 20 salas de aula climatizadas, laboratórios de química, física e informática, biblioteca, refeitório, cozinha, setor administrativo completo e um ginásio coberto com estrutura para diversas modalidades esportivas, incluindo futsal, vôlei e basquete, além de arquibancadas.
Durante o anúncio, o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a dimensão e a qualidade da obra. “Estamos falando de uma escola grande, moderna, com dois andares, equipada com tecnologia de ponta. Todas as salas terão ar-condicionado e telas interativas de 75 polegadas, proporcionando um ambiente inovador de aprendizagem”, afirmou.
Segundo o secretário, a obra já passou pelo processo licitatório e está na fase de homologação da empresa vencedora. A expectativa é de que os trabalhos iniciem até junho, com prazo de execução de 12 meses após a assinatura do contrato. “É um investimento significativo, pensado para atender não só os alunos de hoje, mas também as futuras gerações. Por isso, é fundamental que a comunidade cuide desse espaço, que será um patrimônio de todos”, completou.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, reforçou o papel do município na viabilização do projeto, especialmente com a doação da área onde o colégio será construído. “Essa é uma conquista muito importante para a nossa cidade. A Prefeitura fez sua parte ao garantir o terreno e contribuir para que esse projeto saísse do papel. Agradecemos ao Governo do Estado por atender essa demanda e investir na educação dos nossos jovens”, destacou.
A conquista também foi celebrada pelo deputado estadual Artagão Júnior, que acompanhou o processo ao longo dos anos. “Esse é um projeto pelo qual lutamos há mais de 10 anos. Ver ele se concretizando é motivo de muita alegria. É uma obra necessária, que vai atender uma comunidade que cresce rapidamente”, afirmou.
Para a diretora do Colégio, Solange Polanski, a nova estrutura chega em um momento essencial. “Há cerca de uma década aguardamos por esse investimento. A comunidade cresceu e o espaço atual já não atende mais às necessidades. Essa nova escola vai permitir o desenvolvimento adequado das atividades pedagógicas e melhorar significativamente a aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou.
O chefe do Núcleo Regional de Educação, Marlon Pires, destacou a parceria e a soma de esforços entre as lideranças para viabilizar a obra. “Hoje é um dia de conquista para a educação de Guarapuava. Esse investimento de R$ 24 milhões vai transformar a realidade da comunidade do 2000. É resultado da parceria entre o Governo do Estado, o prefeito Denilson Baitala e o deputado Artagão Júnior, unindo esforços para garantir a estrutura que essa comunidade merece”, afirmou.
A expectativa é de que, já nos próximos anos, os estudantes possam usufruir de um ambiente moderno, seguro e preparado para os desafios do futuro.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
OLHO NO HORÁRIO!PAC 2026: 6,8 mil candidatos fazem prova neste domingo (20) na Unicentro; veja o que levar e o horário dos portões
Atenção ao relógio: portões fecham às 14h e quem chegar depois não poderá entrar. Documento oficial e caneta transparente são obrigatórios
19/09/2026 17h00 -
CONSCIENTIZAÇÃOPrefeitura leva educação para o trânsito ao Shopping Cidade dos Lagos e envolve famílias em atividades educativas
Atividade promovida pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade orientou crianças e responsáveis sobre segurança e atitudes responsáveis no trânsito
19/09/2026 16h10 -
REABILITAÇÃOCondenados por violência doméstica terão de passar por reabilitação
Decisão do STJ restabelece obrigatoriedade de medidas educativas
19/09/2026 15h23 -
DE OLHOMPPR emite recomendação administrativa para que Município de Pinhão adote medidas para cessar o desvio de função de agentes comunitários de saúde
O chefe do Executivo Municipal tem prazo de 15 dias para comunicar o acatamento das medidas, sob pena de eventual adoção das medidas judiciais cabíveis
19/09/2026 14h50 -
ELEIÇÕES 2026Professor Saulo intensifica agenda no Centro-Sul e leva candidatura a deputado federal para além de Guarapuava
Vereador de Guarapuava pelo NOVO percorre Ivaí, Prudentópolis e Imbituva, visita propriedades rurais, empresas e comunidades e aposta no contato direto para discutir demandas e propostas da região
19/09/2026 14h15 -
TRADIÇÃO E FÉ!Romaria dos Caminhoneiros integra programação da 57ª Festa de Nossa Senhora Aparecida em Guarapuava: VEJA A DATA!
Caminhoneiros e suas famílias são convidados para um momento de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida, com romaria, bênção dos veículos e almoço no Santuário
19/09/2026 12h50



