UAB Guarapuava abre inscrições para especialização em Gestão Escolar
Curso ofertado pela Unicentro, na modalidade a distância, disponibiliza 45 vagas para o Polo UAB de Guarapuava

O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Guarapuava está com inscrições abertas para a Especialização em Gestão Escolar, ofertada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UAB). O curso é realizado na modalidade de Educação a Distância (EAD), em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Universidade Aberta do Brasil.
Para o Polo UAB de Guarapuava, foram disponibilizadas 45 vagas. Podem participar do processo seletivo candidatos que tenham concluído curso de Ensino Superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até 11 de setembro de 2026, pelo sistema da Unicentro, AQUI. O preenchimento da ficha de inscrição deve ser acompanhado do envio da documentação exigida em arquivo único, no formato PDF.
Entre os documentos necessários estão:
- Diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou declaração/certidão de conclusão do Ensino Superior;
- Histórico escolar completo da graduação;
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de experiência profissional, como declaração de emprego, dossiê histórico funcional ou registro em Carteira de Trabalho.
O processo de classificação considera como critério o maior tempo de atuação no setor público. De acordo com o edital, esse critério é utilizado para classificação dos candidatos, mas não impede a candidatura de pessoas formadas em outras áreas do conhecimento ou de quem não possua experiência profissional no setor público.
A especialização será realizada na modalidade EAD, com atividades presenciais obrigatórias nos polos UAB. Entre as atividades previstas estão avaliações, seminários e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O edital também estabelece que as atividades presenciais correspondem a, no mínimo, 20% da carga horária do curso.
O resultado da classificação final e a convocação para matrícula estão previstos para 23 de setembro de 2026. Os candidatos classificados deverão realizar a matrícula entre os dias 24 de setembro e 16 de outubro.
SERVIÇO
Especialização em Gestão Escolar
Vagas para Guarapuava: 45
Modalidade: Educação a Distância, com atividades presenciais obrigatórias
Inscrições: até 11 de setembro de 2026
Onde: sistema de inscrições da Unicentro, AQUI.
Matrículas: de 24 de setembro a 16 de outubro de 2026
Veja Mais
-
ELEIÇÕES 2026Transporte gratuito no dia da eleição deve garantir acesso ao voto
Regra vale para áreas urbanas e rurais; redução do transporte público pode configurar crime eleitoral
27/08/2026 10h10 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERFoz do Jordão, Pinhão e Reserva do Iguaçu se destacam em mapa da violência contra a mulher, aponta TCE
Ao analisar dados produzidos pela Sesp-PR entre 2019 e 2025, estudo do Tribunal identificou concentração de violência letal no Litoral e de estupros notificados no Centro-Sul paranaense
27/08/2026 09h10 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERUniversidades estaduais ofertam atendimento jurídico e psicológico a mulheres vítimas de violência; Unicentro atende em Guarapuava e Irati
Programa oferece apoio jurídico, acolhimento psicológico, assistência social e ações educativas e pedagógicas
27/08/2026 08h50 -
NO BOLSOBeneficiários com NIS de final 8 recebem Bolsa Família de agosto nesta quinta (27)
Valor médio neste mês está em R$ 678,35
27/08/2026 08h09 -
VIOLÊNCIAConfronto armado no Residencial 2000 termina com prisão e cerco policial em Guarapuava
Suspeito apontado pela polícia como foragido e com três mandados de prisão teria atirado contra policiais antes de desaparecer em uma área de mata; outro homem acabou preso após resistir à abordagem
27/08/2026 07h22 -
CONSCIENTIZAÇÃOConhecer as fases da escalada da violência contra a mulher ajuda no combate ao problema
Na maioria dos casos, ela ocorre de maneira gradual, em um ciclo contínuo que se intensifica e se divide em etapas
27/08/2026 07h06


