Termina na quinta-feira (20) prazo para solicitação de voto em trânsito
Pedido deve ser feito na página do TSE na internet

Termina na próxima quinta-feira (20 de agosto de 2026) o prazo para o eleitor solicitar a habilitação para votar em trânsito nas eleições de outubro. A solicitação pode ser feita pela página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet ou nos cartórios eleitorais em todo o país.
O voto em trânsito permite ao eleitor votar fora de sua cidade no dia do pleito.
Se optar pela solicitação eletrônica, o eleitor deve clicar no menu "Fazer Transferência temporária do local de votação". Em seguida, deve preencher seus dados, consultar os locais com vagas disponíveis e seguir os comandos da página.
No caso de atendimento presencial, basta apresentar um documento oficial com foto no cartório eleitoral mais próximo.
Regras
O eleitor que optar pelo voto em trânsito deve ficar atento às regras para ter acesso ao benefício, que está disponível nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.
Quem estiver em uma cidade (domicílio eleitoral) localizada no mesmo estado em que mora poderá votar em trânsito para todos os cargos que estarão em disputa: deputado federal, estadual, distrital, governador, senador e presidente da República.
Se a solicitação for para uma cidade fora do estado, o eleitor só poderá votar para presidente.
O pedido de voto em trânsito pode ser feito para cidades distintas em cada um dos turnos.
Alterações ou cancelamentos nas solicitações de voto em trânsito poderão ser feitos até o dia 20 de agosto. Após o prazo, nenhuma alteração poderá ser feita.
O eleitor que solicitar o voto em trânsito e não comparecer ao local de votação deverá fazer a justificativa de ausência, que estará disponível por meio do aplicativo e-Título.
Exterior
Eleitor que tem título registrado no exterior poderá solicitar voto em trânsito se estiver de passagem pelo Brasil. Nesse caso, o voto só poderá ser exercido para o cargo de presidente.
O eleitor com documento registrado no Brasil não poderá votar em trânsito se estiver fora do país no dia da votação.
Eleições
O primeiro turno será no dia 4 de outubro, quando vão ser escolhidos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República.
O segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro e pode ocorrer na disputa para os cargos de governador e presidente. O eleitor voltará às urnas se nenhum dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos válidos, excluindo brancos e nulos, no primeiro turno.
Veja Mais
-
DESTAQUEDE EMISSÃO DE IDENTIDADE ATÉ TESTE DE DNA: Guarapuava recebe a feira Paraná em Ação a partir desta quinta (20)
O atendimento acontecerá de quinta (20) até sábado (22), das 9h às 17h, Ginásio Joaquim Prestes
17/08/2026 14h10 -
OLHO NO FUTURO!VESTIBULAR 2027: Unicentro tem 1.154 vagas e inscrições seguem abertas; prazo termina em 3 de setembro
São 43 cursos; candidatos ainda podem garantir participação na seleção para 2027
17/08/2026 12h50 -
TRAMITANDO!Comissão aprova treinamento de primeiros socorros para pais de recém-nascidos
Proposta segue em análise na Câmara
17/08/2026 12h02 -
OLHO NO FUTURO!Guarapuava leva o Dia Nacional do Campo Limpo à universidade e à escola rural
Programação de 18 e 20 de agosto reúne estudantes de agronomia e ciências ambientais, além de alunos, professores e pais na zona rural
17/08/2026 11h23 -
OLHO NO CLIMA!Gangorra: semana começa com mais de 30°C e termina com menos de 10°C no Paraná
Guarapuava (Entre Rios) e mais 14 estações meteorológicas do Simepar registraram tanta chuva que já ultrapassaram a média histórica para o mês
17/08/2026 10h43 -
ELEIÇÕES 2026Eleição no Paraná vai ter o menor número de candidatos dos últimos 16 anos
Número de candidaturas para governador, senador, deputado federal e deputado estadual recua quase 33% em relação à última eleição geral, de 2022
17/08/2026 10h10


