Sancionada lei que garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro

Mulheres a partir de 40 anos agora têm direito ao exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o que determina a Lei 15.284/25, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada nessa sexta-feira (19 de dezembo de 2025) no Diário Oficial da União (DOU).
A nova norma é originária de uma proposta do Senado (Projeto de Lei 499/25), do senador Plínio Valério (PSDB-AM). Para o autor, a antecipação da idade para o exame preservará muitas vidas, ao possibilitar o diagnóstico precoce da doença.
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro, na forma de um substitutivo apresentado pelo deputado Adail Filho (Republicanos-AM). O texto voltou para análise dos senadores e, em novembro, obteve aprovação definitiva, com relatoria da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
A proposta original previa a garantia do exame anualmente para todas as mulheres a partir de 40 anos. Mas a Câmara dos Deputados propôs a retirada da palavra “anualmente”, alteração que foi acatada pelos senadores. Assim, mulheres com idade a partir de 40 anos poderão realizar a mamografia pelo SUS, mas com periodicidade que obedece às diretrizes e regras do Ministério da Saúde.
Antes, a recomendação do Ministério da Saúde para a realização de mamografia era apenas para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. O exame antes dos 50 anos só acontecia pelo SUS em situações específicas, como no rastreamento de câncer hereditário ou no diagnóstico de alterações já perceptíveis nas mamas.
A mudança sancionada foi incluída na Lei 11.664/08, que estabelece a implementação de ações de saúde no SUS voltadas à prevenção, detecção, tratamento e acompanhamento dos cânceres do colo uterino, de mama e colorretal.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORIENTAÇÃOPolícia Civil orienta sobre compra e uso de fogos de artifício nas festas de fim de ano
Os produtos podem são apreendidos e o responsável pode responder criminalmente, conforme o Estatuto do Desarmamento
20/12/2025 17h00 -
NAS LINHASCom 25 mil km de novas redes rurais, Paraná Trifásico fortalece a agroindústria com energia mais potente e estável
A nova infraestrutura de redes trifásicas implantadas vão atender 395 municípios paranaenses
20/12/2025 15h23 -
OLHO NA CONTAFérias escolares, calor e festas: fique atento para evitar o desperdício de energia no mês de dezembro
Nos dias de festas e confraternizações, o desafio é ainda maior
20/12/2025 14h50 -
EXEMPLOProfessores da Unicentro recebem Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação do Paraná
Pela primeira vez, as indicações das personalidades homenageadas partiram dos próprios integrantes do ecossistema de inovação do Paraná
20/12/2025 14h10 -
CONQUISTACongresso promulga emenda constitucional que permite a professor acumular outro cargo público
Acúmulo deve respeitar o teto salarial e a carga horária
20/12/2025 13h23 -
REALIZANDO SONHOSCâmara de Guarapuava aprova projeto que viabiliza a construção de 400 casas no município
Sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (19/12) autorizou a doação de imóveis do Município ao Fundo de Arrendamento Residencial
20/12/2025 12h50



