Férias escolares, calor e festas: fique atento para evitar o desperdício de energia no mês de dezembro
Nos dias de festas e confraternizações, o desafio é ainda maior

Está aberta a temporada de confraternizações e muita gente já se preparar para receber em casa os familiares e amigos nas celebrações de Natal e Ano Novo. Nessa movimentação de pessoas, abre e fecha de geladeira, televisores, videogame e outros eletrônicos ligados ao mesmo tempo, uma coisa é certa: aumento no consumo de energia elétrica.
Por mais que sejam "apenas alguns dias", a analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia Peres Vinha, explica que não são raros os casos em que a variação de consumo é percebida, principalmente nos períodos de festas, férias escolares e calor intenso.
"O mês de dezembro reúne os fatores preponderantes na alteração da rotina de consumo. Quanto mais pessoas em casa e mais equipamentos ligados, maior vai ser a demanda de energia. Por isso, é importante se adiantar, adotando algumas práticas para não ter um susto com a conta ao final do mês", alerta.
Entre as dicas, Ana Letícia destaca o uso eficiente do aparelho de ar condicionado. "Feche as portas e janelas para evitar ao máximo a troca de calor. Além disso, 23°C é uma temperatura de conforto e não forçará o equipamento", destaca ela, acrescentando ainda que é indispensável manter a limpeza dos filtros, já que a sujeira impede a circulação do ar e, consequentemente, faz o aparelho gastar mais.
Para as famílias que estão com as crianças de férias em casa, a dica é conscientizar os pequenos sobre hábitos que ajudam a economizar. "Estabeleça horários para desligar a TV, computador e videogame. A garotada também tem a prática de abrir e fechar a geladeira toda hora. Então, deixe os produtos que eles mais consomem na parte visível e acessível da geladeira, de forma que ao abrirem a porta, consigam encontrar facilmente o que precisam, evitando que a geladeira fique aberta por muito tempo".
Nos dias de festas e confraternizações, o desafio é ainda maior, mas mesmo assim, é possível economizar: procure reunir todos no mesmo ambiente e não deixe as luzes acesas em cômodos que não tenham pessoas; organize as bebidas nos freezers e geladeiras de forma que fique fácil de pegar, tentando diminuir o "abre e fecha"; não guarde alimentos quentes nos refrigeradores.
Por fim, para quem investiu na decoração luminosa, a dica é não esbanjar: delimite um tempo para deixar as luzes ligadas. O mesmo vale para as lâmpadas e outros eletrônicos que ficam em stand-by. Devem ficar conectados apenas quando estiverem em uso. "São dicas simples, mas que se praticadas periodicamente farão a diferença na sua conta ao final do mês", conclui.
Para saber outras dicas de uso consciente da energia, esclarecer dúvidas ou falar com a Energisa, acesse www.energisa.com.br. Ou contate a empresa pelos canais digitais: aplicativo Energisa On; Whatsapp/Gisa (18) 99120-3365; ou Call center 0800 70 10 326.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORIENTAÇÃOPolícia Civil orienta sobre compra e uso de fogos de artifício nas festas de fim de ano
Os produtos podem são apreendidos e o responsável pode responder criminalmente, conforme o Estatuto do Desarmamento
20/12/2025 17h00 -
EM VIGORSancionada lei que garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro
20/12/2025 16h10 -
NAS LINHASCom 25 mil km de novas redes rurais, Paraná Trifásico fortalece a agroindústria com energia mais potente e estável
A nova infraestrutura de redes trifásicas implantadas vão atender 395 municípios paranaenses
20/12/2025 15h23 -
EXEMPLOProfessores da Unicentro recebem Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação do Paraná
Pela primeira vez, as indicações das personalidades homenageadas partiram dos próprios integrantes do ecossistema de inovação do Paraná
20/12/2025 14h10 -
CONQUISTACongresso promulga emenda constitucional que permite a professor acumular outro cargo público
Acúmulo deve respeitar o teto salarial e a carga horária
20/12/2025 13h23 -
REALIZANDO SONHOSCâmara de Guarapuava aprova projeto que viabiliza a construção de 400 casas no município
Sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (19/12) autorizou a doação de imóveis do Município ao Fundo de Arrendamento Residencial
20/12/2025 12h50



