Congresso promulga emenda constitucional que permite a professor acumular outro cargo público
Acúmulo deve respeitar o teto salarial e a carga horária

O Congresso Nacional promulgou, em sessão solene na manhã dessa sexta-feira (19 de dezembro de 2025), a Emenda Constitucional (EC) 138 que autoriza a acumulação remunerada de um cargo público de professor com outro de qualquer natureza, respeitados o teto salarial e a carga horária.
A norma teve origem na PEC 169/19, apresentada pelo deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM). Na Câmara dos Deputados, a proposta foi aprovada em outubro deste ano e, no Senado, no mês de dezembro.
Em discurso na solenidade de promulgação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a importância dos professores na educação. “Professores estão na linha de frente da educação, batalham todos os dias para dar o melhor nas salas de aula, eles merecem toda atenção e reconhecimento”, disse Motta.
Ele lembrou da aprovação pela Câmara do novo Plano Nacional de Educação. “A proposta que chega ao Senado é robusta, retrata a realidade da educação pública brasileira e traz um plano possível de ser cumprido e executado para que nossos gestores tenham condições de cumprir as metas da educação pública do nosso país”, discursou.
VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
Durante a sessão solene, o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), destacou que a emenda constitucional traz mais segurança jurídica às professoras e aos professores, corrige uma distorção da Constituição e reforça o compromisso do Estado brasileiro com a valorização do magistério no Brasil.
Alcolumbre também elogiou a liderança do presidente Hugo Motta à frente da Câmara dos Deputados e disse que a relação entre as Casas é a melhor possível. "É uma honra presidir o Senado e o Congresso ao lado de um grande ser humano. Tivemos um ano muito difícil, fomos testados ao extremo", avaliou.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORIENTAÇÃOPolícia Civil orienta sobre compra e uso de fogos de artifício nas festas de fim de ano
Os produtos podem são apreendidos e o responsável pode responder criminalmente, conforme o Estatuto do Desarmamento
20/12/2025 17h00 -
EM VIGORSancionada lei que garante mamografia pelo SUS a mulheres a partir de 40 anos
O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em outubro
20/12/2025 16h10 -
NAS LINHASCom 25 mil km de novas redes rurais, Paraná Trifásico fortalece a agroindústria com energia mais potente e estável
A nova infraestrutura de redes trifásicas implantadas vão atender 395 municípios paranaenses
20/12/2025 15h23 -
OLHO NA CONTAFérias escolares, calor e festas: fique atento para evitar o desperdício de energia no mês de dezembro
Nos dias de festas e confraternizações, o desafio é ainda maior
20/12/2025 14h50 -
EXEMPLOProfessores da Unicentro recebem Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação do Paraná
Pela primeira vez, as indicações das personalidades homenageadas partiram dos próprios integrantes do ecossistema de inovação do Paraná
20/12/2025 14h10 -
REALIZANDO SONHOSCâmara de Guarapuava aprova projeto que viabiliza a construção de 400 casas no município
Sessão extraordinária realizada nesta sexta-feira (19/12) autorizou a doação de imóveis do Município ao Fundo de Arrendamento Residencial
20/12/2025 12h50



