Responsabilidade Infantil!

Por Emanuele Marcondes

22/07/2021 13H43

* Por Emanuele Marcondes

Sabemos que na educação de uma criança, diversas competências devem ser exploradas, responsabilidade é uma delas, as crianças apesar de estarem vivendo uma fase lúdica e de muita fantasia, já devem saber o que é responsabilidade e ter as suas. Incluir atividades na rotina dessas crianças para estimular esse senso é muito importante. Responsabilidade em todas as suas ações, pois desde pequenos devem saber que seus atos possuem consequências, e quando agimos com responsabilidade, estas consequências são saudáveis. Cuidar de seus pertences, ser pontual com seus horários e realizar o que lhe é proposto, são atos que estimulam a responsabilidade pessoal. Mas Profe Manu, mesmo as crianças pequenas devem ser expostas à responsabilidades? Sim, são nos pequenos detalhes que podemos ensinar para eles como ser responsáveis, é engano nosso pensar que certas coisas devem ser ensinadas quando as crianças adquirirem mais idade ou senso crítico, pois trata-se de algo que deve ser construído, e construção fazemos do zero, e é um trabalho diário, ou seja, quanto antes começarmos, mais fácil será. Encararmos a responsabilidade como algo primordial para uma vida de sucesso, permite que vivamos numa sociedade com muito mais respeito e valorização em todos os contextos.

Devemos lembrar que o maior ensinamento que podemos demonstrar é em nossos exemplos, então o convite de hoje é a reflexão: estamos sendo responsáveis? Estamos dando exemplos de responsabilidade para nossas crianças? Muitas vezes precisamos nos reeducar para que possamos educar com qualidade, e o intuito de começarmos a trabalhar certos pontos o quanto antes, é que isso vai refletir numa sociedade que não precisará aprender na dor, perder coisas e pessoas importantes para adquirir tal virtude. Devemos dar o nosso melhor, para que as nossas crianças tenham responsabilidades sim de acordo com o seu contexto e realidade.

As crianças, tendem a ser dependentes de seus cuidadores, copiando seus comportamentos e atitudes, e isso deve ser usado a favor da educação delas, ou seja, quando você adulto estiver realizando tarefas importantes, pode usar para dialogar com a sua criança sobre a importância de realizar essa atividade e qual benefício trará, incluir que as crianças participem dessas tarefas vai colaborar na construção de seu senso de responsabilidade, e a criança traçando sua jornada com atitudes mais racionais terá grandes consequências de qualidade em sua vida, bem como os atos irresponsáveis trará malefícios,e quando isto acontecer deve ser mostrado e ensinado para que com os maus exemplos a criança se torne mais consciente e passe a agir diferente.

Contudo, precisamos respeitar a individualidade e a maneira que cada criança, ensinar com diálogo e carinho para que assim eles também hajam, sermos tolerantes com os erros e nunca esquecer que nosso exemplo sempre será o maior ensinamento, assim a criança terá entendimento dos deveres e direitos em viver em sociedade.

Educar uma criança é olhar para si mesmo, rever alguns aprendizados e nos reeducar para oferecer nosso melhor, nessa dinâmica caminhamos para um convívio de maior qualidade em sociedade.

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais