Câmara aprova multa para quem descartar lixo em vias públicas
Projeto de Lei ainda será analisado pelo Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira (23 de abril de 2026) o Projeto de Lei (PL) 580 de 2022, que prevê multa para quem descartar lixo em vias públicas ou outros locais. O texto segue para análise do Senado.
Segundo a proposta, a punição será proporcional à quantidade de lixo descartada e também ao porte econômico do infrator.
O texto estabelece que a multa para pessoa física será de um a dez salários mínimos. Já para pessoa jurídica, seja no âmbito de atividade empresarial ou por funcionários, a multa prevista varia de cinco a 100 salários mínimos. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.621.
O projeto aponta algumas exceções, deixando isentos de sanções aqueles locais destinados à gestão e ao manejo de resíduos sólidos.
Além disso, a penalidade não será aplicada nos casos de manutenção ou armazenamento de resíduos em condições adequadas e sem risco à população.
A matéria altera a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei dos Crimes Ambientais.
Veja Mais
-
INVESTIMENTOS!Duplicação da PR-170 em Guarapuava tem proposta de R$ 225,4 milhões
Obra prevê duplicação e restauração em concreto de 9 km da rodovia, incluindo a construção de quatro viadutos, duas pontes e 5,4 km de vias marginais em perímetro urbano
24/06/2026 18h00 -
DECISÃOJustiça determina afastamento do vereador Danilo Dominico do cargo em Guarapuava
Decisão atende pedido do Ministério Público e determina afastamento imediato por 90 dias; magistrada aponta necessidade de preservar a ordem pública e a instrução criminal
24/06/2026 16h55 -
REFORÇORatinho Junior sanciona lei que amplia efetivos da PMPR e do Corpo de Bombeiros
A lei cria 64 novos cargos na Polícia Militar e 116 no Corpo de Bombeiros Militar. Na PMPR, serão 13 vagas para oficiais e 51 para praças
24/06/2026 16h06 -
CRÉDITOCrédito com garantia cresce no Brasil e impulsiona busca por Home Equity e empréstimo com Veículo em Garantia
A modalidade permite utilizar um patrimônio já existente, como um imóvel ou veículo, para acessar recursos com condições mais vantajosas, sem perder a posse ou o uso do bem
24/06/2026 15h45 -
SÍMBOLOParaná planta o futuro: distribuição de 668 mil mudas de Araucária reforça símbolo do Estado
Nesta quarta (24) é celebrado o Dia Nacional da Araucária
24/06/2026 15h23 -
OLHO PRAZOJustiça Eleitoral abre oportunidade para entidades sociais receberem recursos de prestações pecuniárias em Guarapuava
Instituições públicas e privadas com atuação nas áreas de segurança pública, educação e saúde têm 30 dias para realizar o cadastramento
24/06/2026 14h50



