Polícia Civil reforça orientações contra o golpe do falso aluguel no Carnaval
Nesse golpe, criminosos anunciam imóveis inexistentes ou que não estão disponíveis para locação e solicitam pagamentos antecipados

Com a proximidade do Carnaval e o aumento significativo da procura por casas e apartamentos no litoral paranaense, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) reforça o alerta à população sobre o golpe do falso aluguel, prática criminosa que costuma se intensificar em períodos de alta demanda turística.
Durante o Verão Maior Paraná, a PCPR orienta turistas e moradores a redobrarem a atenção ao negociar a locação de imóveis, especialmente diante de ofertas com valores muito abaixo do praticado no mercado. Nesse tipo de golpe, criminosos anunciam imóveis inexistentes ou que não estão disponíveis para locação e solicitam pagamentos antecipados para “garantir” a reserva. Em muitos casos, a fraude só é percebida quando o locatário chega ao local e constata que o imóvel não existe ou não está para alugar, gerando prejuízo financeiro, transtornos e frustração.
De acordo com o delegado da PCPR Marcondes Ribeiro, uma das principais formas de prevenção é visitar o imóvel antes de fechar negócio ou realizar qualquer pagamento. Ele ressalta ainda a importância de verificar avaliações em sites de hospedagem e buscar referências de pessoas que já tenham utilizado o imóvel.
“É recomendável ainda priorizar a locação por meio de imobiliárias devidamente registradas ou de plataformas reconhecidas e confiáveis. Outra orientação é desconfiar de exigências de pagamento antecipado sem garantias formais, como contrato ou possibilidade de restituição do valor”, reforça.
Caso a pessoa seja vítima do golpe, a orientação é registrar boletim de ocorrência o quanto antes, seja presencialmente na unidade policial mais próxima ou de forma online, por meio do site da PCPR, o que agiliza o atendimento. No momento do registro, é fundamental anexar provas, como capturas de tela de conversas, anúncios, comprovantes de pagamento, chaves Pix, CPF ou e-mails utilizados pelos criminosos. Essas informações são essenciais para o avanço das investigações.
O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas à segurança, lazer e bem-estar de moradores e turistas nos municípios do litoral. O reforço no policiamento e nas ações de prevenção e repressão a crimes segue intensificado até o fim do Carnaval, para garantir uma temporada mais segura para todos.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
TRAMITANDODeputado Alexandre Curi (PSD) apresenta dois projetos de lei voltados à proteção e ao bem-estar animal
Para Alexandre Curi, as duas propostas se complementam ao unir prevenção e responsabilização
03/02/2026 09h38 -
MUDANÇASNovas regras de segurança do Pix entram em vigor; veja mudanças
Medidas ampliam segurança e agilizam devolução em casos de fraude
03/02/2026 09h07 -
VIOLÊNCIADisparo ao amanhecer: homem é preso com arma escondida em barraco em Guarapuava
Detido foi algemado e encaminhado à Delegacia
03/02/2026 08h50 -
COMPRA DE VOTOSSete vereadores da mesma Câmara no Paraná são cassados por compra de votos na campanha eleitoral de 2024
Eles foram requeridos em ação de investigação judicial eleitoral ajuizada pela Promotoria de Justiça
03/02/2026 08h04 -
VIOLÊNCIAViolência explode em família e termina com disparo de arma em Guarapuava
Agressor fugiu e não foi localizado
03/02/2026 07h07 -
TRÂNSITOColisão frontal entre carro e caminhão na BR-373 mata homem de 66 anos em Candói
Corpo foi recolhido ao IML de Guarapuava
03/02/2026 06h22



