Paranaenses encerram 2025 menos endividados
Pesquisa da CNC e da Fecomércio PR mostra queda no percentual de famílias com dívidas, estabilidade da inadimplência e maior cautela financeira diante dos juros elevados

Os paranaenses encerraram 2025 em uma posição mais confortável no ranking nacional de endividamento das famílias. Após figurarem entre os estados mais endividados do país em anos anteriores, os consumidores do Paraná chegaram em dezembro na 11ª colocação, depois de iniciarem 2025 na 5ª posição. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
No mês passado, 85,1% das famílias paranaenses possuíam algum tipo de dívida, como cartão de crédito, carnês de lojas, empréstimos pessoais, financiamentos de veículos ou seguros. O percentual representa uma redução relevante em relação a dezembro de 2024, quando 88,6% das famílias estavam endividadas, e sinaliza uma mudança gradual no comportamento financeiro dos consumidores do estado.

Os resultados indicam que a redução do endividamento no Paraná não decorre apenas de maior organização das famílias, mas também de um contexto de crédito restrito e juros elevados, que freou o consumo ao longo de 2025 e reforçou o perfil cauteloso do consumidor paranaense, que tende a adotar estratégias mais conservadoras diante de incertezas econômicas, conforme também apontam outras pesquisas da CNC e da Fecomércio PR.
Com esse movimento, o índice de endividamento do Paraná passou a se aproximar da média nacional, que ficou em 78,9% em dezembro de 2025 e aumentou ao longo do ano. Apesar de ainda estar acima da média brasileira, o estado encurtou a distância em relação ao indicador nacional, sinalizando um processo de ajuste das finanças das famílias.


Inadimplência
A inadimplência permaneceu estável no Paraná e fechou 2025 em 12,4%, uma das menores taxas do país e com a média anual mais baixa da série histórica estadual. O estado ocupou a penúltima posição no ranking nacional, bem abaixo da média brasileira, em que 29,4% das famílias tinham contas em atraso no último mês do ano. O tempo médio de atraso no pagamento das dívidas foi de 63 dias.
Outro dado que reforça a melhora do quadro financeiro é a redução do percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas. Em dezembro de 2025, esse grupo representava 2,4% das famílias paranaenses, ante 3,6% no mesmo mês de 2024, a menor média anual já registrado pela pesquisa. Já o índice nacional foi superior, atingindo 12,6%.


Análise por renda familiar
A queda do endividamento foi mais expressiva entre as famílias com renda de até dez salários mínimos. Nesse grupo, o percentual de endividados recuou de 88,6% em janeiro de 2025 para 85,3% em dezembro, uma redução de 3,3 pontos percentuais (p.p.). Entre as famílias com renda acima desse patamar, a diminuição foi mais moderada, de 1,2 ponto percentual (p.p.), passando de 85,1% no início do ano para 83,9% no encerramento de 2025.

Perfil das dívidas
O cartão de crédito seguiu como o principal tipo de dívida no estado, respondendo por 95% dos compromissos financeiros das famílias em 2025. Em seguida, apareceram o financiamento de veículos, com 7,1%, e o financiamento imobiliário, com 6,1%. Os carnês de lojas voltaram a ganhar espaço ao longo do ano, passando de 2,2% no início de 2025 para 4% no fim do período.
O tempo médio de comprometimento com dívidas foi de 25 semanas, e a maioria dos paranaenses (87,3%) declarou ter até metade da renda mensal comprometida com pagamentos, indicador que também aponta maior controle financeiro.

Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PROTEÇÃONúcleo de Segurança do Paciente fortalece ações para garantir atendimento mais seguro na rede municipal de saúde
Iniciativa atua na prevenção de riscos, capacitação de equipes e monitoramento de incidentes em todas as unidades do município
15/01/2026 17h00 -
NO CAMPOSafra de Soja do Paraná se aproxima do recorde e reforça otimismo, aponta Deral
O cenário aparenta ser positivo para o agronegócio paranaense
15/01/2026 16h10 -
CLIMAFim de semana típico de verão: Litoral terá temperaturas acima de 30°C e chuva à tarde
Será um fim de semana perfeito para aproveitar o calor, antes da queda nas temperaturas máximas que está prevista para a próxima semana
15/01/2026 15h23 -
OLHO NO PRAZOUnicentro inicia processo de pré-matrículas dos aprovados no Vestibular e PAC para 2026
A primeira fase é a pré-matrícula, obrigatória para todos os candidatos convocados dentro do número de vagas
15/01/2026 14h50 -
BEM AO PRÓXIMOVidas salvas: Paraná já registra 17 doações de órgãos em janeiro que beneficiaram 46 pessoas
Foram doados fígado, rins e córneas, que atenderam 46 pacientes no Paraná e cinco de outros estados
15/01/2026 13h23 -
CAPACITAÇÃOCáritas Diocesana de Guarapuava oferece capacitação gratuita em saúde mental para profissionais que atuam em desastres naturais
A formação será online e gratuita nesta sexta-feira (16)
15/01/2026 12h50


