Fim de semana típico de verão: Litoral terá temperaturas acima de 30°C e chuva à tarde
Será um fim de semana perfeito para aproveitar o calor, antes da queda nas temperaturas máximas que está prevista para a próxima semana

O tempo típico de verão segue até domingo no litoral paranaense. Durante o dia, as temperaturas ficam próximas ou acima dos 30°C em todas as cidades. No fim da tarde, devido ao forte aquecimento e umidade elevada, pancadas de chuva rápidas e isoladas atingem algumas cidades. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), é um fim de semana perfeito para aproveitar o calor, antes da queda nas temperaturas máximas que está prevista para a próxima semana.
Nesta quinta-feira (15 de janeiro de 2026), o calor e a sensação de abafamento predominam ao longo do dia. Em todo o Leste do Paraná, incluindo o Litoral, as pancadas de chuva chegam no período da tarde. “As instabilidades ganham força em alguns momentos, com chuva mais intensa e trovoadas, porém de forma rápida e localizada. Durante a noite, a tendência é de enfraquecimento dessas instabilidades”, ressalta Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.
O tempo não muda na sexta (16), no sábado (17) e no domingo (18). O padrão atmosférico segue típico de verão, com predomínio de sol, calor e aumento da umidade, e possibilidade de pancadas de chuva irregulares a tarde: em alguns pontos a chuva é mais fraca, e em outros a chuva é mais forte e vem acompanhada de raios. Entretanto, a partir de sábado a chuva pode ficar mais forte.
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, aponta entre quinta e sexta-feira risco moderado no Litoral paranaense para enxurradas, destelhamentos e queda de galhos de árvores. No sábado, o risco é alto.
O boletim aponta que, na sexta-feira (16), um sistema de baixa pressão atmosférica se aprofundará no interior do continente, enquanto uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul pelo oceano, favorecendo retorno de um fluxo de ar mais rico em umidade vindo da Bacia Amazônica. Isso impulsiona a ocorrência de chuva e tempestades irregulares na maioria das regiões paranaenses, especialmente na metade sul (incluindo o Litoral).
No sábado (17), a presença desse sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai deverá elevar ainda mais os índices de instabilidade sobre o Estado. Após a passagem deste sistema, um ar um pouco mais frio predominará no Paraná, e as temperaturas máximas a partir de segunda-feira terão declínio.
TEMPERATURAS
As temperaturas no Litoral permanecerão elevadas durante todo o fim de semana. Em Guaraqueçaba, de quinta a domingo, ficam entre 21°C no amanhecer, e 31°C à tarde. Em Guaratuba e em Morretes ficam entre 19°C e 29°C.
Em Matinhos, entre 21°C e 29°C. Em Pontal do Paraná, entre 21°C e 30°C. Em Paranaguá, entre 22°C e 30°C. Em Antonina, entre 19°C e 31°C.
Na segunda-feira (19), as temperaturas máximas terão declínio, e não devem passar da faixa dos 22°C a 26°C no Litoral. As máximas ficam mais amenas ao longo de toda a próxima semana, e só voltam a subir no fim de semana seguinte.
Para que a população possa acompanhar pessoalmente os índices de raios ultravioleta, temperaturas, velocidade do vento e rajadas e ainda monitorar a aproximação das chuvas no Litoral, o Simepar instalou cinco painéis fixos em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, e mantém um painel móvel trafegando nas áreas de maior movimento do Litoral Paranaense.
Os painéis têm atualizações em tempo real e, além da previsão do tempo de forma dinâmica e objetiva, também trazem, em parceria com o Governo do Estado, telas com informações da Sanepar, da Operação Verão e da programação de shows do Verão Maior.
Em parceria com a Defesa Civil, os meteorologistas do Simepar atuam 24 horas em Curitiba monitorando toda a orla. Em caso de risco de tempestades, alertas são enviados diretamente para a população. Para receber em seu celular, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua residência. Se a tempestade for de alto risco, um cell broadcast é emitido e todos receberão o alerta no celular, independente do cadastro.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
PROTEÇÃONúcleo de Segurança do Paciente fortalece ações para garantir atendimento mais seguro na rede municipal de saúde
Iniciativa atua na prevenção de riscos, capacitação de equipes e monitoramento de incidentes em todas as unidades do município
15/01/2026 17h00 -
NO CAMPOSafra de Soja do Paraná se aproxima do recorde e reforça otimismo, aponta Deral
O cenário aparenta ser positivo para o agronegócio paranaense
15/01/2026 16h10 -
OLHO NO PRAZOUnicentro inicia processo de pré-matrículas dos aprovados no Vestibular e PAC para 2026
A primeira fase é a pré-matrícula, obrigatória para todos os candidatos convocados dentro do número de vagas
15/01/2026 14h50 -
SAÚDE FINANCEIRAParanaenses encerram 2025 menos endividados
Pesquisa da CNC e da Fecomércio PR mostra queda no percentual de famílias com dívidas, estabilidade da inadimplência e maior cautela financeira diante dos juros elevados
15/01/2026 14h10 -
BEM AO PRÓXIMOVidas salvas: Paraná já registra 17 doações de órgãos em janeiro que beneficiaram 46 pessoas
Foram doados fígado, rins e córneas, que atenderam 46 pacientes no Paraná e cinco de outros estados
15/01/2026 13h23 -
CAPACITAÇÃOCáritas Diocesana de Guarapuava oferece capacitação gratuita em saúde mental para profissionais que atuam em desastres naturais
A formação será online e gratuita nesta sexta-feira (16)
15/01/2026 12h50



