Núcleo de Segurança do Paciente fortalece ações para garantir atendimento mais seguro na rede municipal de saúde

Iniciativa atua na prevenção de riscos, capacitação de equipes e monitoramento de incidentes em todas as unidades do município

15/01/2026 17H00

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava promove ações voltadas à promoção de um atendimento mais seguro e de qualidade para a população. A iniciativa atua de forma integrada em toda a rede municipal de saúde, com foco na prevenção de riscos, na qualificação dos serviços e no fortalecimento da cultura de segurança do paciente.

O NSP tem como objetivo atuar na prevenção de situações que possam causar danos aos pacientes durante os atendimentos realizados nas unidades de saúde do município, abrangendo desde o a atenção primária até os serviços especializados.

Ações práticas nas unidades de saúde

De acordo com a enfermeira-membro do NSP, Jaqueline Wesan, a atualização e implantação de protocolos universais de cuidado que orientam as equipes de saúde em diferentes etapas do atendimento ao paciente, estão entre as principais frentes de atuação do Núcleo.

“Estamos atualizando protocolos como identificação correta do paciente, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, higienização das mãos, prevenção de quedas e de lesões por pressão. A partir disso, iniciamos as capacitações dos servidores da saúde”, destaca Jaqueline.

Além das capacitações, o Núcleo também realiza visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), promovendo a orientação das equipes com o conhecimento compartilhado entre os profissionais durante reuniões previamente agendadas, com o objetivo de orientar os profissionais sobre o funcionamento do NSP e seu papel dentro dos serviços.

Atuação integrada e multiprofissional

O Núcleo de Segurança do Paciente é formado por profissionais de diferentes áreas de atendimento e de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, o que garante uma atuação ampla, integrada e articulada em toda a rede municipal. A composição envolve setores como Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária, Urgência e Emergência, Assistência Farmacêutica, Saúde do Trabalhador, Saúde Bucal, Saúde Mental, Transporte Sanitário, entre outros departamentos estratégicos da saúde.

Essa atuação integrada permite o mapeamento de riscos, a identificação de não conformidades e a proposição de melhorias contínuas nos processos de trabalho, nos ambientes físicos de atendimento, na estrutura dos serviços e na organização das equipes, contribuindo para uma assistência mais segura e eficiente à população.

Notificação de incidentes e participação da população

A notificação de incidentes e eventos adversos é uma das principais ferramentas para aprimorar a segurança do atendimento em saúde no município. Por meio desses registros, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) consegue identificar situações de risco, propor melhorias e prevenir a repetição de falhas nos serviços.

“A notificação dos incidentes é fundamental para que o Núcleo tenha conhecimento das situações de risco e possa intervir para que não ocorram novamente. O objetivo não é punir, mas corrigir falhas e prevenir novos erros”, reforça Jaqueline.

No âmbito interno da Secretaria Municipal de Saúde, os servidores realizam as notificações por meio do sistema NOTIVISA 2.0, plataforma oficial utilizada para o registro de incidentes relacionados à assistência à saúde. O processo tem caráter educativo e preventivo, sem finalidade punitiva, e contribui para o monitoramento contínuo da qualidade dos serviços.

“Queremos que os profissionais se sintam seguros para notificar, inclusive de forma anônima. Além disso, também orientamos pacientes e cuidadores a notificarem, para termos dados fidedignos e aprimorar continuamente os serviços”, completa.

Já a população, ou seja, pacientes, familiares e cuidadores, podem colaborar com a segurança do atendimento registrando manifestações por meio da Ouvidoria Municipal, canal oficial de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura de Guarapuava.

As manifestações podem ser registradas de diferentes formas:

- Telefone: (42) 3142-1557 ou (42) 3142-1558

- E-mail: [email protected]

- Atendimento presencial: Rua XV de Novembro, 7900, Centro – Guarapuava

(Com assessoria)

Deixe seu comentário:

Veja Mais