Paraguaios em situação semelhante à escravidão são resgatados no Paraná
Os trabalhadores viviam em condições degradantes

Um grupo de trabalhadores paraguaios em situação que se assemelha à escravidão foi resgatado em Umuarama, no Noroeste do Paraná. A polícia e o Ministério Público do Trabalho localizaram os trabalhadores por meio de uma denúncia.
A ação de resgate ocorreu nessa segunda feira (22 de maio), pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e fiscais do trabalho. Os trabalhadores, 12 ao todo, viviam em condições degradantes na área rural do município.
Durante a fiscalização, foram encontradas diversas irregularidades nos alojamentos, além de problemas relacionados a salários, registros, falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) e alimentação adequada.
O grupo de trabalhadores paraguaios foi acolhido e levado até um abrigo em Umuarama, com o apoio da prefeitura da cidade.
CASOS RECORRENTES NO PARANÁ
Os casos de trabalhadores resgatados em situação semelhante à escravidão têm se tornado recorrentes no Paraná. No último dia 10, os fiscais do trabalho resgataram um idoso de 74 anos em Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense. Em cerca de um ano e meio de serviço, a vítima nunca havia folgado ou recebido salários.O empregador foi preso em flagrante.
Já no fim de abril, 20 pessoas que atuavam num canteiro de obras em condições precárias, sem equipamentos de segurança e registro de contrato de trabalho, foram resgatados em Terra Rica, no Noroeste do Paraná. Nesse caso, o Ministério Público do Trabalho firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a construtora, que se comprometeu a regularizar a situação de seus funcionários.
(Com Parana Portal)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OPORTUNIDADES Prefeitura de Guarapuava abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de estagiários: CONFIRA AS VAGAS!
Processo seletivo oferece vagas para estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação; inscrições seguem abertas até 3 de fevereiro
22/01/2026 17h00 -
INVESTIMENTOSArtagão Júnior participa de reunião em Inácio Martins e destaca investimentos para o município
O deputado destacou o trabalho conjunto realizado ao longo do último ano para garantir os recursos
22/01/2026 16h45 -
RECOLHIDOLote de chocolate Laka deve ser recolhido por problemas na embalagem
Anvisa também determinou suspensão do glitter culinário da marca Flex Fest
22/01/2026 16h10 -
TRAMITANDOComissão aprova projeto que inclui maus-tratos contra animais como motivo de justa causa
O texto continua sendo analisado pela Câmara dos Deputados
22/01/2026 15h23 -
HOMOFOBIAMPPR oferece denúncia por homofobia e desacato contra jovem de 18 anos que ofendeu o delegado de polícia de Quedas de Iguaçu
Ofensas ocorreram durante audiência de custódia
22/01/2026 14h50 -
DEIXAR EM DIA!Mais de 55 mil contribuintes quitam IPVA atrasado com o programa Regulariza Paraná
Os números reforçam o impacto direto da iniciativa na regularização de pendências relacionadas a veículos
22/01/2026 14h10



