Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro
Primeiro turno das eleições será em 4 de outubro

O prazo para agentes públicos que vão participar das eleições deixarem seus cargos terminou nesse sábado (4 de abril de 2026). A regra é chamada de desincompatibilização e vale para governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar no pleito de outubro.
Com o fim do prazo, 11 governadores deixaram suas funções para disputar outros cargos.
Ronaldo Caiado (PSD-GO) anunciou, na semana passada, que é pré-candidato à Presidência da República. Romeu Zema (Novo-MG) também deixou o cargo após dois mandatos consecutivos e sinalizou que deve ser candidato à Presidência, mas ainda não formalizou sua pré-candidatura.
Nove governadores saíram o cargo e pretendem disputar uma vaga no Senado. São eles: Gladson Cameli (PP-AC); Wilson Lima (União-AM), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES); Mauro Mendes (União-MT); Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevêdo (PSB-PB) e Antonio Denarium (PP-RR). O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) também renunciou ao mandato para disputar uma cadeira no Senado. No entanto, Castro foi condenado, no mês passado, à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, ele deverá disputar o cargo sub judice.
REELEIÇÃO
Nove governadores vão disputar a reeleição e podem continuar nos cargos: Clécio Luís (União-AP); Jerônimo Rodrigues (PT-BA); Elmano de Freitas (PT-CE); Eduardo Riedel (PP-MS); Raquel Lyra (PSD-PE); Rafael Fonteles (PT-PI); Jorginho Mello (PL-SC); Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Fábio Mitidieri (PSD-SE).
De acordo com a legislação eleitoral, políticos não precisam deixar os cargos no Poder Executivo se pretendem disputar o segundo mandato.
FICAM NO GOVERNO
Sete govenadores decidiram completar o mandato e não renunciaram para disputar algum cargo nas eleições. Eles já cumpriram dois mandatos consecutivos. São eles: Paulo Dantas (MDB-AL); Carlos Brandão (Sem partido-MA); Ratinho Junior (PSD-PR); Fátima Bezerra (PT-RN); Eduardo Leite (PSD-RS), Marcos Rocha (PSD-RO) e Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO).
ELEIÇÕES
O primeiro turno das eleições será em 4 de outubro, quando 155 milhões de eleitores estarão aptos a elegerem o presidente da República, o vice-presidente, governadores e deputados estaduais, federais e distritais.
O segundo turno poderá realizado, no dia 25 de outubro, para os cargos de presidente e govenador se nenhum dos candidatos obtiver mais da metade dos votos válidos, que excluem os brancos e nulos, no primeiro turno.
Veja Mais
-
OLHO NO FUTUROIFormatura do Proerd reúne mais de 400 alunos e reforça prevenção às drogas e à violência em Guarapuava
Cerimônia celebrou a conclusão do primeiro ciclo de 2026 e destacou a parceria entre Município e Polícia Militar na formação cidadã de crianças e adolescentes
14/05/2026 17h00 -
EM OBRASVereador Nego Silvio comemora melhorias na escola que marcou sua infância; “reivindicação atendida pelo prefeito Baitala”, afirma
Com reivindicações do vereador, Escola Hipólyta ganha novas salas, cozinha ampliada e mais segurança para alunos da Vila Concórdia
14/05/2026 16h10 -
CONQUISTAGoverno do Paraná concede progressão a 13,2 mil agentes educacionais da rede estadual
A medida beneficia servidores do Quadro dos Funcionários da Educação Básica (QFEB) e representa investimento de R$ 53,5 milhões em 2026
14/05/2026 15h23 -
NA FÉ!Romaria Diocesana do Terço dos Homens deve reunir mais de 200 participantes em Guarapuava
O encontro é aberto tanto aos integrantes dos grupos já existentes quanto aos homens que desejam conhecer o movimento
14/05/2026 14h50 -
REFORÇOPolícia Penal do Paraná reforça o efetivo com nomeação de 81 novos servidores
A convocação integra a maior nomeação realizada pela PPPR, em outubro de 2025, e reforça o processo de ampliação do efetivo no Estado
14/05/2026 14h10 -
TRAMITANDOComissão aprova projeto que cria disque-denúncia de maus-tratos a animais
Projeto segue para análise do Senado
14/05/2026 13h23



