Na rotina de trabalho nas ruas, eletricistas relatam experiências que vão além da manutenção na rede de energia elétrica

Da alegria dos clientes pela energia restabelecida até o salvamento de jovens atacados por abelhas, eletricistas relembram os desafios que vivenciam no dia a dia

17/10/2021 09H05

(Foto: Energisa)

O trabalho é desafiador e a rotina, imprevisível. Para quem atua dia e noite, sob sol ou chuva, pré ou pós temporal, na manutenção da rede de distribuição de energia, as experiências nas ruas vão muito além dos conhecimentos técnicos para instalar, restabelecer e manter o funcionamento adequado da energia elétrica. Empatia, percepção de risco, atenção e solidariedade estão entre os atributos dos profissionais que neste dia 17 de outubro recebem o reconhecimento pelo Dia do Eletricista. 

Há mais de dois anos e meio trabalhando na Energisa Sul-Sudeste, o eletricista Fernando Pereira da Silva sente-se orgulhoso por atuar em um serviço essencial para a comunidade. "Se pudesse fazer uma analogia, diria que o nosso trabalho diário é como um campeonato de futebol. Enquanto time, trabalhamos para oferecer a energia aos nossos clientes, mas quando ela falta, nosso empenho é para restabelecê-la. Muitas vezes, quando finalizamos o serviço e a energia é normalizada, ouvimos de longe as comemorações de pessoas de todas as idades. É como se a cada serviço executado estivéssemos marcando um gol", compara.  

Bruno Luis dos Santos e Sergio de Souza Silva também trazem na bagagem profissional diversas histórias que fazem com que sintam orgulho da profissão escolhida. Acostumados com o dever de trabalhar para garantir que a energia elétrica chegue às residências, comércios, indústrias e demais clientes da distribuidora na área urbana ou rural, a dupla de eletricistas agora coleciona no currículo a gratidão por uma recente e inusitada experiência de socorrer jovens em meio a um ataque de abelhas. 

"Nós retornávamos de uma manutenção na rede elétrica na área rural de Cândido Mota [interior de São Paulo] e no caminho avistamos duas pessoas correndo e percebemos que estavam tentando fugir do ataque de abelhas. Imediatamente verificamos como poderíamos ajudar e, com segurança, nos aproximamos para oferecer socorro, abrindo a carroceria da caminhonete e tirando-as do foco das abelhas", descreve Bruno. 

Já em uma área segura, os eletricistas retiraram os jovens do veículo e descobriram que ainda havia mais uma pessoa com eles no local do ataque. "Não pensamos duas vezes. Voltamos ao lugar e encontramos o outro rapaz que continuava fugindo das abelhas. Apesar do susto, graças a Deus estávamos passando no local certo e na hora certa para ajuda-los e evitar que o pior acontecesse", acrescenta Sérgio. 

A atitude dos eletricistas da Energisa Sul-Sudeste comoveu amigos e familiares dos jovens socorridos. O caso ganhou destaque na imprensa local e nas redes sociais, porém, não tirou a humildade e a sensibilidade dos profissionais que diariamente enfrentam as adversidades e os perigos da profissão para levar energia aos clientes da distribuidora. Para eles, maior que a repercussão do ataque das abelhas, é a gratidão e a sensação de dever cumprido a cada trabalho realizado com segurança. 

"Como eletricistas, todos os dias nos deparamos com situações de risco e precisamos atuar com atenção, segurança, cuidado e agilidade. Esse fato com certeza vai ficar marcado na nossa carreira profissional, assim como a nossa gratidão por poder socorrer pessoas que precisavam da nossa ajuda e atenção naquele momento", relembram. 

Deixe seu comentário:

Veja Mais