Comissão aprova criação de escolas cívico-militares profissionalizante
Proposta segue em análise na Câmara

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2205/24, que institui as escolas cívico-militares de ensino profissionalizante no sistema de ensino público brasileiro.
A proposta surge em um cenário onde o modelo passa por transformações no país. Após o governo federal encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2023, diversos estados decidiram manter ou criar redes próprias. O projeto busca estabelecer uma diretriz federal permanente, focada na união entre a gestão militar e o ensino técnico voltado ao mercado de trabalho.
Pelo texto, as unidades funcionarão em tempo integral e a gestão será compartilhada: a área pedagógica ficará a cargo de educadores civis, enquanto a administração e a disciplina poderão contar com militares da reserva das Forças Armadas, policiais militares e bombeiros.
O colegiado aprovou o relatório do deputado General Pazuello (PL-RJ) favorável à proposta. Segundo ele, o modelo contribui para a defesa nacional ao formar cidadãos conscientes e qualificados para setores estratégicos.
“O modelo cívico-militar proposto fortalece a cultura da paz e segurança dentro do ambiente escolar, promovendo a redução de violência e indisciplina, fatores essenciais para a estabilidade social e, consequentemente, para a defesa nacional”, afirmou o relator.
CURRÍCULO E GESTÃO
De autoria do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), o projeto estabelece que o currículo seguirá as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), acrescido de formação técnica em áreas como tecnologia da informação, automação industrial, agronegócio, energias renováveis e saúde.
A administração das escolas deverá ter diretores e coordenadores pedagógicos selecionados por mérito. Já os militares atuarão na colaboração da gestão disciplinar.
Pazuello destacou a importância dessa estrutura híbrida. “O projeto é extremamente louvável ao prever que a equipe pedagógica deverá ser selecionada por critérios de mérito e competência, cabendo aos militares da reserva das Forças Armadas ou das polícias militares e corpos de bombeiros militares colaborar na gestão disciplinar e administrativa”, disse.
MERCADO DE TRABALHO
O texto aprovado também prevê incentivos para a inserção profissional dos alunos. Estudantes que concluírem os cursos técnicos terão direito a uma bolsa-incentivo por um ano.
Além disso, empresas que contratarem esses egressos poderão deduzir parte dos custos dessa bolsa do Imposto de Renda (IR).
PRÓXIMOS PASSOS
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(Fonte: Agência Câmara de Notícias)
Veja Mais
-
RESPEITO À VIDA!Sirene ligada: abrir passagem para veículos de emergência salva vidas
Deixar de abrir caminho para ambulâncias, viaturas policiais e caminhões dos bombeiros é infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH
06/08/2026 08h05 -
TAÇA VAZIA!Carga milionária de vinho é apreendida em Guarapuava após operação conjunta entre PM, Receita Federal e Polícia Federal
Caminhão vindo da região de fronteira transportava cerca de 1.300 caixas de vinhos estrangeiros sem regularização; carga está avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão
06/08/2026 07h27 -
OLHO NO CLIMASimepar e Defesa Civil alertam para risco de granizo e vendavais entre esta quinta (6) e sexta (7)
Durante o fim de semana, novamente, há um repique dessas chuvas fortes sobre o estado, inclusive no Dia dos Pais
06/08/2026 07h04 -
QUALIDADE!Guarapuava tem três restaurantes entre os melhores do Paraná no Prêmio Bom Gourmet 2026
Reconhecimento estadual reforça o município como referência em turismo gastronômico e evidencia a qualidade da culinária local
06/08/2026 06h19 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas de emprego desta quinta (6 de agosto) na Agência do Trabalhador de Guarapuava
Que tal um emprego novo?
06/08/2026 06h17 -
LUTOÓbitos desta quinta (6 de agosto) registrados na Central de Triagem em Guarapuava
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
06/08/2026 06h15



