Alunos da Escola Santa Teresinha visitam a Prefeitura e conhecem na prática o funcionamento do Poder Executivo
Visita incluiu passagem por diferentes departamentos da prefeitura, onde servidores explicaram aos alunos as funções de cada área
Foto: Secom
Na tarde dessa sexta-feira (6 de março de 2026), cerca de 40 alunos de dois quintos anos da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus participaram de uma visita educativa à Prefeitura de Guarapuava. A atividade teve como objetivo apresentar, de forma prática, como funciona a administração municipal e o papel dos poderes públicos.
Na visita, os estudantes conheceram o gabinete do prefeito Denilson Baitala, representante do Poder Executivo no município. Na ocasião, cada turma entregou uma carta ao prefeito com pedidos e sugestões do que consideram importante para a cidade.
O prefeito Denilson Baitala destacou a importância de aproximar os estudantes da administração pública e conhecerem como funciona a gestão municipal. “Essa é uma oportunidade para que eles entendam como são tomadas as decisões para Guarapuava. Aqui na prefeitura nós nos reunimos com os secretários, discutimos as demandas da cidade e buscamos soluções para melhorar a vida da população. Administrar um município também é saber ouvir as pessoas e trabalhar em equipe, porque ninguém faz nada sozinho. Esses alunos são o futuro da nossa cidade e é importante que desde cedo conheçam e se interessem pela vida pública”, afirmou.
Além do gabinete do prefeito, os alunos também passaram pelo gabinete da vice-prefeita Rosângela Virmond e visitaram setores da administração municipal, como as secretarias de Administração, Finanças e Comunicação Social, o Departamento de Recursos Humanos e a Procuradoria Geral do Município. Em cada um dos locais, os responsáveis pelos departamentos explicaram aos estudantes quais são as funções de cada área e como esses setores contribuem para o funcionamento da cidade.
A coordenadora pedagógica dos anos iniciais da escola, Tricia Rodrigues Leutner Felchak, destacou que experiências práticas ajudam a fortalecer o aprendizado dos alunos. “Para a criança, tudo que é mais palpável, visual e que envolve experiência acaba ficando mais marcado. É diferente de apenas discutir esses temas em sala de aula. Quando eles vêm até o ambiente onde isso acontece e conhecem o chefe do poder em Guarapuava, isso se torna muito mais significativo”, afirmou.
Entre os alunos, a visita também despertou interesse sobre o funcionamento da gestão pública. O estudante do 5º ano B, Lucas Andrade, contou que a experiência ajudou a entender melhor como a prefeitura atua no dia a dia da cidade. “Eu achei muito legal aprender o que cada parte da prefeitura administra. É um conteúdo importante para as pessoas saberem. Hoje eu aprendi que tem setores que administram o dinheiro para coisas públicas, como consertar parquinhos, banheiros públicos e calçadas”, disse.
Após a visita, já na escola, os alunos darão continuidade à atividade pedagógica com a realização de exercícios e dinâmicas em sala de aula. As atividades têm como objetivo reforçar e fixar os conteúdos apresentados durante o tour pelos setores da administração municipal, retomando os conceitos sobre o funcionamento dos poderes públicos e o papel de cada área da prefeitura no atendimento às demandas da população de Guarapuava. A proposta é que os estudantes reflitam sobre o que observaram durante a visita e relacionem a experiência prática com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
NA FÉ!Com Guarapuava no roteiro, Paraná institui Rota Religiosa dos Santuários de Schoenstatt e fortalece turismo da fé
Lei foi sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD)
30/04/2026 17h00 -
OLHO NAS DATASCurso pré-vestibular da Unicentro está com inscrições abertas
O projeto é promovido há 17 anos pela Diretoria de Extensão, vinculada à Proec
30/04/2026 16h10 -
CULTURAViva Dança encerra em grande estilo e lota Teatro Marina Karam Primak em Guarapuava
No Dia Internacional da Dança, evento reforça a diversidade de estilos e a riqueza artística dos grupos participantes
30/04/2026 15h23 -
CLIMAFeriado terá tempo estável, mas chuva e frio voltam ao Paraná no fim de semana; Guarapuava amanheceu a quinta (30) com 11ºC
Distrito de Entre Rios registrou 106,6 mm de chuva nessa quarta (29)
30/04/2026 14h50 -
QUASE LÁ!Acabamentos finais: falta um dia para a inauguração da Ponte de Guaratuba
A liberação do tráfego de veículos vai acontecer no domingo, às 13h, após o encerramento da maratona
30/04/2026 14h10 -
CONGRESSOCongresso em honra a São José será realizado no dia 1º de maio em Guarapuava
A programação tem início com credenciamento e café às 7h30
30/04/2026 13h23



