Macrorregional dos Jogos Escolares começa com 13,4 mil participantes em Pitanga e mais 7 cidades
Os classificados nesta fase avançam para as finais dos Jeps. A categoria de 12 a 14 anos terá a etapa decisiva em Guarapuava

A Fase Macrorregional da 72ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) começou nessa quinta-feira (11 de junho de 2026) reunindo 13,4 mil participantes em oito cidades-sede do Estado. Ao todo, são 11,8 mil atletas e cerca de 1,6 mil dirigentes e integrantes de comissões técnicas envolvidos nas disputas, que seguem até domingo (14) em Paranaguá, São Mateus do Sul, Ivaiporã, Siqueira Campos, Dois Vizinhos, Terra Boa, Palotina e Pitanga.
Promovidos pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Esporte e da Educação, os Jogos Escolares mobilizam nesta etapa 1.189 instituições de ensino – 921 da rede pública e 268 da rede particular. As competições abrangem atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, futsal, futsal paradesportivo, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
A coordenadora do Esporte Escolar da Secretaria do Esporte, Márcia Tomadon, destaca a intensidade da fase macrorregional e o entusiasmo dos participantes na busca por uma vaga na etapa decisiva da competição. “É uma sequência muito dinâmica, com muitos jogos e oito modalidades esportivas acontecendo ao mesmo tempo. Estamos bastante otimistas por conta do número de participantes, do envolvimento das escolas e da motivação que os atletas têm demonstrado para conquistar uma vaga na etapa final”, afirma.
Os classificados nesta fase avançam para as finais dos Jeps. A categoria de 12 a 14 anos terá a etapa decisiva em Guarapuava, enquanto os estudantes de 15 a 17 anos disputarão os títulos em Campo Mourão. As competições estão previstas para os meses de julho e agosto.
A fase macrorregional amplia os números da edição de 2026 dos Jeps. Somada à etapa regional, realizada anteriormente em 32 cidades-sede e que reuniu mais de 60,6 mil participantes, a competição já alcança cerca de 74 mil atendimentos em todo o Estado.
Além das disputas esportivas, o Governo do Paraná mantém uma ampla estrutura de apoio aos participantes, com serviços de hospedagem, alimentação e logística para atender estudantes, professores e equipes durante toda a competição.
“Estamos cuidando de cada detalhe para receber bem nossos atletas e professores. A estrutura de alimentação, hospedagem e logística está preparada para atender esse grande movimento educacional e esportivo que são os Jogos Escolares”, destaca Márcia.
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação (SEED) e do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.
Veja Mais
-
CONHECERSesc PR realiza Dia Nacional de Escolas de Portas Abertas em Guarapuava neste sábado (13)
Em comemoração aos 80 anos do Sesc Brasil, o evento convida a comunidade a vivenciar experiências que integram educação, cultura, saúde, lazer e cidadania
12/06/2026 12h50 -
TRAMITANDOICCJ do Senado aprova aposentadoria especial para agentes de saúde
Regras também valem para agentes comunitários indígenas
12/06/2026 12h02 -
EM AÇÃOEquipes da Energisa trabalham nesta sexta (12) na substituição de poste atingido por veículo em Guarapuava
Um dos riscos mais graves é o de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos
12/06/2026 11h30 -
CONSCIENTIZAÇÃOParque do Lago recebe 2ª Caminhada do Junho Violeta na próxima quarta (17) em Guarapuava
Ação promove informação, convivência e fortalecimento dos direitos da população idosa no município
12/06/2026 10h50 -
VALORIZAÇÃOEscola Municipal Cebula recebe equipamentos tecnológicos para fortalecer atendimento de alunos com altas habilidades em Guarapuava
Investimento de R$ 228 mil vai ampliar atividades de inovação, robótica e tecnologia para estudantes da rede municipal
12/06/2026 10h10 -
OLHO NO FUTUROAudiência pública apresenta projeções para o futuro de Guarapuava na LDO 2027
Encontro na Câmara Municipal reuniu representantes do Executivo, vereadores e cidadãos para discutir o planejamento financeiro do município
12/06/2026 09h50

