Após macacos serem encontrados mortos no interior de Guarapuava, Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação
No município, todas as UBS estão disponibilizando a vacina para a faixa etária entre 9 meses e 59 anos, com exceção da unidade do Feroz
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu alerta da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) sobre a presença de macacos mortos em uma localidade no interior do município. No local, a equipe da Vigilância Sanitária encontrou cinco macacos em óbito, que foram recolhidos e levados para análise na Universidade Federal do Paraná (UFPR ).
A febre amarela silvestre é uma doença infecciosa febril aguda causada pelo vírus da febre amarela. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Haemagogos a pessoas não vacinadas que entram em áreas rurais, matas, rios, parques, reservas ou localidades que já tenham casos confirmados da doença. A forma urbana da doença é quando ocorre transmissão pelo mosquito Aedes aegypti. Os macacos não são transmissores da febre amarela, mas geralmente são os primeiros atingidos quando há presença do vírus, indicando que a região precisa de atenção redobrada. “O Estado monitora os macacos e sempre que é notificado sobre a morte de alguma espécie são coletadas amostras para que seja identificado se na região há circulação do vírus”, alertou o enfermeiro do departamento de epidemiologia da 5ª Regional, Tiago Kanarek Santos.
Ainda aguardando o resultado das análises, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o chamado para vacinação. “Neste ano, há reforço da vacina para crianças de 4 a 7 anos de idade. Para pessoas com mais de 7 anos, a dose da vacina é única. Quem nunca tomou, deve procurar um posto de saúde e realizar a prevenção”, finalizou Tiago.
No município, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponibilizando a vacina para a faixa etária entre 9 meses e 59 anos, com exceção da unidade do Feroz. Para se imunizar é necessário apresentar a carteira de vacinação, cartão do SUS e um documento com foto. As unidades de Pronto Atendimento do Batel, Primavera, e Trianon não realizam a vacina. Após a leitura da caderneta, será verificada a necessidade de aplicação da dose.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
VIOLÊNCIAMulher dá tiro na boca do marido em Guarapuava
Vítima foi internada em estado grave
08/02/2025 07h37 -
OLHO NO FUTURO Primeira turma de Medicina da Unicentro celebra formatura em Guarapuava
Curso iniciado em 2019 forma 34 novos médicos e consolida Guarapuava como polo de ensino na área da saúde
08/02/2025 07h15 -
LUTOÓbitos registrados em Guarapuava pela Central de Triagem até este sábado (8)
Nossos sentimentos às famílias enlutadas
08/02/2025 07h00 -
EM AQUECIMENTO Prefeitura de Guarapuava abre inscrições para a 12ª Corrida da Mulher
Interessados têm até o dia 05 de março para se inscrever
07/02/2025 17h00 -
CONQUISTA"Mais saúde para o nosso povo!", Dr. Antenor celebra investimentos da Itaipu para fortalecer hospitais em Guarapuava
Foi assinado um convênio no valor de R$ 23,6 milhões que viabiliza a construção de uma Casa de Apoio e um Hospice, na Cidade dos Lagos
07/02/2025 16h07 -
OPORTUNIDADESConfira as vagas disponíveis no Super Hecel Materiais para Construção, em Guarapuava
Veja como se inscrever
07/02/2025 15h49