WinterShow em Guarapuava impulsiona o turismo local e destaca a cidade como destino estratégico

Cidade se destaca como destino promissor ao receber um dos maiores eventos do agronegócio da América do Sul

30/09/2025 17H00

Foto: Secom

Começou nesta terça-feira (30 de setembro), em Guarapuava, a 22ª edição do WinterShow, que segue até 2 de outubro, das 8h às 17h30, em Entre Rios. Reconhecido como o maior encontro técnico de cereais de inverno do Brasil, o evento reúne pesquisadores, produtores e expositores em uma programação focada em inovação, tecnologia e desenvolvimento do agronegócio. Neste ano, a expectativa é receber cerca de 4 mil pessoas ao longo dos três dias.

O prefeito Denilson Baitala falou sobre a relevância do encontro para o Paraná. “ Hoje, Paraná e Guarapuava são o centro da ciência, da tecnologia e da inovação. Vocês aqui da Agrária estão dando uma demonstração disso. A estrutura que vocês têm trouxe as melhores empresas, cientistas e pesquisadores para a cidade. Como diz nosso governador, o Paraná é o supermercado do mundo, e a Agrária, junto com os produtores de Guarapuava, está inserida nesse contexto. Parabéns pelo excelente evento. O WinterShow não é o maior evento do Brasil, é o maior da América do Sul. O sucesso de vocês é o sucesso de Guarapuava, é o sucesso do Paraná.”

Já o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvin, ressaltou o impacto do evento para o turismo e a economia local. “Estamos aqui no centro de eventos da Agrária, que talvez seja o melhor símbolo que temos da região de Guarapuava, porque representa produção de qualidade e inovação. Mas, mais que isso, oferece oportunidades de novos negócios, não só para o agronegócio, mas também para o turismo, hotelaria e toda a cadeia de valor da região. Aqui se realizam muitos eventos, sempre com a preocupação de mostrar a competência e a capacidade de produção local, além de valorizar os saberes da região, o que diferencia um turismo de vivência, permitindo que quem venha se envolva e apaixone-se por Guarapuava.”

A vice-prefeita e secretária de Turismo e Eventos, Rosângela Virmond, destacou a importância do WinterShow para a região. “Mais um grande evento fomentando o turismo aqui na nossa região, o WinterShow, maior evento da América do Sul de culturas de inverno, é um evento técnico, é claro, atraindo muitas empresas e visitantes de todo o Brasil e de outras regiões também, de outros países.”

Durante o evento, os participantes podem acompanhar quatro estações de palestras, cada uma abordando temas estratégicos para a agricultura regional. Na Estação 1, os pesquisadores Cezar Verdi, Eduardo Pagliosa, Ivandro Bertan e Noemir Antoniazzi apresentam estratégias de melhoramento genético e manejo da cultura da cevada. Já na Estação 2, Luciana Vivan, Sandra Fontoura e Vitor Spader discutem o manejo da fertilidade, das plantas daninhas e das pragas na entre safra, destacando os impactos no sistema de produção.

A Estação 3 é dedicada às tecnologias aplicadas à cultura da cebola, com a participação de Flavia Panizzon Diniz e Vitor Muller Anunciato. Enquanto isso, a Estação 4 aborda a rentabilidade da cultura do trigo, incluindo cultivares, sistemas de sucessão e manejo de doenças, conduzida pelos pesquisadores Alfred Stoetzer, Fabiano Pacentchuk, Gustavo da Silveira e Juliano Almeida. Cada estação oferece aos produtores e profissionais do setor oportunidades para ampliar conhecimentos e aplicar novas técnicas em suas propriedades.

Além das estações, o evento oferece a Ciência Interativa, uma experiência voltada para jovens de 5 a 16 anos, que aproxima as novas gerações do conhecimento científico e das tecnologias aplicadas ao campo.

PROGRAMAÇÃO PALESTRAS

30 de setembro – Abertura do evento

Palestrante: Pedro Dejneka (Cowboy das Commodities)

Tema: Mercado agrícola

Horário: 10h30

Local: Auditório principal

1º de outubro

Palestra: Miguel Cavalcanti

Tema: Sucessão, governança e administração no agro

Horário: 10h30

Local: Auditório principal

Mesa-redonda com sucessores

Tema: Raízes e Rumos  “A gestão que constrói o futuro”
Condução: Miguel Cavalcanti
Conteúdo: Debate com sucessores do agronegócio sobre estratégias para produção eficiente e sustentável

Horário: 14h30

Local: Auditório principal

2 de outubro

Palestrante: Richard Rasmussen
Tema: O Maior Desafio do Agro

Horário: 16h

Local: 

Guarapuava, reconhecida como uma das principais regiões produtoras de malte do país, com uma produção anual de 360 mil toneladas, reforça seu protagonismo no agronegócio brasileiro ao sediar um evento que une conhecimento, tecnologia e inovação, consolidando a cidade como referência no setor de cereais de inverno e no desenvolvimento agrícola.

Deixe seu comentário:

Veja Mais