Guarapuava sedia o Paraná Faz Ciência 2025, maior evento de divulgação científica do Estado

Capital da ciência nesta semana, Guarapuava abre as portas para pesquisadores, professores e estudantes

30/09/2025 14H50

Foto: Secom

O município de Guarapuava recebeu nessa segunda-feira (29 de setembro), a abertura oficial do Paraná Faz Ciência 2025, a maior ação de popularização científica do Estado. O evento, que segue até o dia 3 de outubro, integra a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e traz como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Ação Contra a Mudança Global do Clima”.

Nesta edição, são esperadas milhares de pessoas em atividades gratuitas como oficinas, palestras, mostras interativas e apresentações culturais. O objetivo é aproximar universidades, institutos de pesquisa, escolas e a comunidade em geral, promovendo um espaço de diálogo sobre o papel da ciência na vida cotidiana e na busca de soluções para os desafios globais.

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do Governo do Estado, autoridades municipais, reitores das universidades paranaenses e coordenadores do Paraná Faz Ciência, além de lideranças acadêmicas e institucionais.

Durante a abertura do evento,  o prefeito Denilson Baitala destacou a relevância do evento para a cidade. “É com muita alegria que recebemos em Guarapuava o Paraná Faz Ciência, maior evento do Brasil de divulgação científica. É uma honra abrir as portas para professores, pesquisadores, estudantes e toda comunidade que acredita no poder transformador da ciência e da educação. Guarapuava é um território fértil ao desenvolvimento científico e tecnológico, e cada palestra, cada oficina, cada experimento apresentado aqui é uma semente plantada para o futuro. Convido a todos vocês a aproveitar ao máximo essa oportunidade. Guarapuava tem orgulho de ser a sede do Paraná Faz Ciência.”

A coordenadora do Paraná Faz Ciência, professora Marquiana Freitas Vilas Boas Gomes, ressaltou a importância do encontro. “Para nós é uma satisfação recebê-los nesta quinta edição do Paraná Faz Ciência. Reunir o sistema de ensino superior do Estado para popularizar a ciência é, sem dúvida, a grande marca deste evento. Nesta edição, a agenda será dedicada à ação contra a mudança global do clima, um dos temas mais desafiadores da humanidade no contexto contemporâneo. O Paraná Faz Ciência busca expor, debater e propor soluções que possam contribuir para uma agenda de adaptação, mitigação e resiliência às mudanças climáticas.”

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernández, reforçou o papel das instituições de ensino na mobilização em prol da ciência. “Hoje, celebramos não apenas o conhecimento e o progresso, mas também a força da união e do compromisso com o futuro. O Paraná Faz Ciência inspira jovens e adolescentes a se encantarem pela ciência, a se interessarem pela tecnologia e a ousarem na inovação. Queremos mostrar que fazer ciência não é algo distante, mas sim um caminho acessível, real e necessário para todos.”

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Cláudia Klosouski de Andrade, destacou a importância do evento para o estado e para a cidade. “O Paraná Faz Ciência é o maior evento do Estado que envolve ciência, tecnologia e inovação. O objetivo, que também é trabalhado em nossa Secretaria de Inovação, é a popularização da ciência, tecnologia e inovação, garantindo acesso à população, gerando oportunidades e disseminando conhecimento.”

Durante a cerimônia de abertura em Guarapuava, também foi anunciado que a próxima edição do Paraná Faz Ciência será realizada na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), dando continuidade ao propósito de descentralizar o evento e levar a popularização científica para diferentes regiões do Estado.

Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Denilson Baitala e a vice-prefeita Rosângela Virmond, visitaram o espaço onde está acontecendo o Paraná Faz Ciência 2025. Eles acompanharam de perto a movimentação do público, conheceram as atividades interativas e conversaram com estudantes, professores e pesquisadores que participam da programação.

O Paraná Faz Ciência 2025 segue com uma ampla programação até sexta-feira (3), aberta a toda a comunidade. Oficinas, palestras, feiras e atividades culturais estão distribuídas em diferentes espaços da cidade, fortalecendo o compromisso de Guarapuava com a educação, a inovação e o desenvolvimento científico.

Deixe seu comentário:

Veja Mais