Vertedouro de Itaipu foi aberto neste domingo (13)

Operação decorre das chuvas registradas na bacia incremental de Itaipu

13/09/2026 14H10

À 1h50min deste domingo (13 de setembro de 2026), foi aberto, de forma programada, o vertedouro da usina de Itaipu para controle do nível do reservatório, em razão das chuvas registradas na bacia incremental de Itaipu, isto é, nos rios que desaguam no reservatório da usina.

Foi aberta a calha esquerda do vertedouro, com uma vazão de 1.700 m³/s. Às 2h43min a vazão vertida foi elevada para 3.100 m³/s, podendo chegar a 3.800 m³/s à tarde e reduzindo no final do dia.

O vertimento deve permanecer dessa forma até que a condição hidrológica retorne a um patamar que possibilite o fechamento do vertedouro.

Itaipu continua atendendo às necessidades energéticas do Brasil e do Paraguai. A usina é do tipo a fio d’água, caracterizada por ter um reservatório com pouca capacidade de armazenamento.

As informações sobre os níveis do Rio Paraná à jusante (abaixo) da usina podem ser acompanhadas no Boletim Hidrológico, atualizado diariamente no site oficial da Itaipu: www.itaipu.gov.br.


Veja Mais