Após chuva nesta sexta (6) e no sábado (7), massa de ar frio derruba as temperaturas no Paraná
De acordo com o Simepar, chove entre sexta (6) e sábado (7), e depois da chuva uma massa de ar frio fará as temperaturas ficarem pelo menos 5°C mais baixas na segunda (9) do que estavam nesta semana

As altas temperaturas no Paraná estão com os dias contados. De acordo com o Simepar, Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, chove entre sexta (6 de novembro de 2026) e sábado (7), e depois da chuva uma massa de ar frio fará as temperaturas ficarem pelo menos 5°C mais baixas na segunda-feira (9) do que estavam nesta semana.
A sexta-feira começou com muitas nuvens no Sul e Leste do Paraná, com registro de chuvas fracas isoladas entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. Nas demais regiões, há a presença de poucas nuvens e o tempo é estável. Este cenário começa a mudar a partir do final da manhã e início da tarde.
“A aproximação de um novo sistema de baixa pressão nas proximidades do Paraguai, com extensão em direção à Região Sul do Brasil, favorece a formação de áreas de instabilidade a partir da tarde. Núcleos isolados de chuva acompanhada de trovoadas começam a se intensificar, principalmente no Noroeste, Oeste, região Central e Centro-Su”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
As temperaturas ficam parecidas com as registradas na quinta-feira (5), quando praticamente todas as estações meteorológicas do Simepar registraram valores próximos ou acima dos 24°C, com exceção somente de Santa Maria do Oeste, General Carneiro e do Distrito de Horizonte, em Palmas. Nesta sexta (6) à tarde, os termômetros chegam aos 31°C em cidades do Oeste e Noroeste, enquanto no Leste não passam dos 24°C.
A chuva se intensifica no sábado (7). “O avanço de uma nova frente fria, desta vez com características continentais, volta a elevar o risco de tempestades no Estado. Já durante a madrugada, áreas de instabilidade com potenciais para temporais avançam pelo Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Noroeste”, afirma Paulo.
No decorrer da manhã e à tarde, esse sistema segue avançando para as demais regiões até atingir todo o Paraná, com pancadas de chuvas acompanhadas de raios, ventos com intensidade moderada a forte, e precipitação de granizo. O boletim de gestão de risco, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil Estadual, aponta risco alto de tempestades em praticamente todo o Estado, com exceção do Sudoeste e parte da região Oeste, que estão sob risco muito alto.
Por este motivo, o Simepar recomenda que a população faça o cadastro para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar gratuitamente um SMS do celular com o CEP da residência para o número 40199.
FRIO - Durante a noite de sábado, uma massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil trazendo a queda nas temperaturas, principalmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina. As temperaturas no amanhecer de domingo (08) ficam ao redor dos 10°C em praticamente toda a metade sul do Paraná, com marcas abaixo dos 8°C no Centro-Sul.
Entre a madrugada e a manhã de domingo ainda são previstas pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de trovoadas no Leste, Campos Gerais e Norte do Estado. “Na faixa litorânea, devido aos ventos que sopram do oceano, são previstas chuvas fracas no decorrer do dia. Nas demais regiões, com o avanço da massa de ar frio, a estabilidade atmosférica volta a predominar, principalmente no Oeste, Sudoeste e Noroeste, onde o sol já aparece”, afirma Paulo.
As temperaturas máximas no domingo não passam dos 28°C no Noroeste, 24°C no Oeste e 16°C no Leste do Paraná. A situação fica parecida na segunda-feira (9): tempo estável e sol na maior parte do Estado, temperaturas mais amenas do que na semana anterior, e chuvas fracas e isoladas ao longo do dia no Litoral.
Veja Mais
-
VALORIZAÇÃOEncontro celebra parceria e valoriza experiências pedagógicas na educação infantil de Guarapuava
Iniciativa valoriza o protagonismo dos professores e as práticas desenvolvidas em sala de aula
06/11/2026 15h23 -
NA TELASimepar lança documentário sobre a análise meteorológica do tornado em Rio Bonito do Iguaçu
O documentário ressalta o legado que ficou, depois de um trabalho intenso que começou com a emissão de avisos meteorológicos e alertas para a população antes da ocorrência
06/11/2026 14h10 -
ALERTA!Chuvas e temperaturas elevadas aumentam riscos de acidentes com animais peçonhentos; VEJA COMO PREVENIR!
O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde. No Paraná, maior número de acidentes é com aranhas e escorpiões, mas há risco também com abelha, cobras e lagartas
06/11/2026 13h23 -
OLHO NA DATA!Mais de 110 mil alunos da rede estadual do Paraná farão o Enem neste domingo (8)
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30 (horário de Brasília)
06/11/2026 12h50 -
NO GABARITOEnem: Estado organiza transporte para atender estudantes em 336 municípios neste domingo (8); CONFIRA A LISTA!
Quem pretende utilizar o serviço de transporte deve procurar a direção da escola onde estuda ou o NRE responsável pelo município para confirmar disponibilidade
06/11/2026 12h02 -
OLHO NO FOCOSecretaria de Inovação promove oficina gratuita de fotografia e produção de conteúdo com celular em Guarapuava
Iniciativa busca compartilhar conhecimentos e técnicas acessíveis que contribuam para melhorar a comunicação digital, estimular a criatividade e ampliar as possibilidades de utilização dos smartphones na produção de conteúdo
06/11/2026 11h23



