Unicentro integra saúde, meio ambiente e ensino com projeto de Hortas Urbanas

A proposta das hortas urbanas vai além da produção de alimentos

13/10/2025 11H23

Na tarde da última sexta-feira (10 de outubro), foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Morro Alto, em Guarapuava, o primeiro plantio do projeto Hortas Urbanas como Projetos e Soluções Baseadas na Natureza. A iniciativa marca um passo importante na integração entre meio ambiente, saúde e desenvolvimento social no município.

Coordenado pela professora Cecília Hauresko e pelo professor Paulo Nobokuni, ambos do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o projeto é vinculado à Incubadora Social da universidade e está sendo desenvolvido por meio de um convênio entre a Unicentro e a Parquetec/Itaipu Binacional.

O coordenador da incubadora da Unicentro, Anderson Roik, explica que o projeto incentiva a produção de alimentos orgânicos em locais de vulnerabilidade social do município. “Essas hortas permitem que a população acesse esses espaços, possam produzir, e também tenham um espaço de socialização, de encontros e de fortalecimento dos vínculos comunitários, do coletivo também”, explicou. 

A proposta das hortas urbanas vai além da produção de alimentos. O projeto também promove a integração com os cursos da área da saúde da Unicentro, especialmente nas ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à saúde do adulto e do idoso. Neste momento, o foco está em pessoas com condições crônicas que, devido à falta de recursos financeiros, interromperam seus tratamentos. A horta passa, então, a ser uma ferramenta de apoio à alimentação saudável, estímulo à atividade física e fortalecimento do convívio social.

A agente de saúde municipal, Lenir Schulz, conta que a horta da UBS Morro Alto já existia anteriormente, porém a iniciativa não foi adiante. Então, a partir dos esforços do projeto, foram adquiridos novos insumos e materiais para reativá-la. “É super importante a gente começar a resgatar esse plantio e termos alimentos frescos e orgânicos para a comunidade”.

Uma das mobilizadoras do projeto, Maria Cristina Umpierrez Vieira, docente do Departamento de Enfermagem da Unicentro, explica que a reativação da horta foi resultado de uma mobilização com os moradores do bairro, com recursos disponíveis na comunidade. “Hoje está acontecendo a horta, mas a gente já fez várias reuniões aqui com a associação do bairro e nas igrejas locais. Com apoio da equipe do posto de saúde, da comunidade e da universidade, a horta hoje está sendo ressuscitada”, celebrou. 

O projeto ainda conta com a colaboração do curso de Agronomia da Unicentro, que oferece suporte técnico e orientações específicas para o plantio e manejo das hortas, garantindo a sustentabilidade da iniciativa.

(Por Mylena Camargo, com supervisão de Giovani Ciquelero)

Deixe seu comentário:

Veja Mais