Parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Unicentro impulsiona educação e economia em Guarapuava

Guarapuava avança com a implantação da Indústria Escola

13/10/2025 12H50

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava irá iniciar um dos projetos mais inovadores do Governo do Estado voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e da educação técnica: a Indústria Escola. O anúncio foi consolidado em reunião realizada com a presença do prefeito Denilson Baitala, do deputado estadual Artagão Júnior, do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino de Souza, do secretário municipal de Agricultura, Celso Doliveira, e do vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas. 

A Indústria Escola é uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, a Unicentro e o Governo do Estado, e tem como objetivo transformar a produção da agricultura familiar em oportunidade de capacitação e geração de renda. No local, produtores e estudantes poderão aprender sobre processos de industrialização de alimentos, agregando valor aos produtos cultivados na região.

O secretário estadual Aldo Bona destacou o caráter inovador da proposta. “Ao invés de vender o produto em natura, a Indústria Escola vai ensinar o processo de industrialização, transformando as commodities em alimentos processados e com valor agregado. Além disso, os produtos desenvolvidos nesse espaço serão comercializados no Ponto Paraná, fortalecendo o turismo e a economia regional”, explicou.

O deputado estadual Artagão Júnior ressaltou que o projeto será uma referência estadual, aproveitando uma estrutura já existente e com localização estratégica. “A Indústria Escola é um projeto que une capacitação, renda e inovação. A parceria com a Unicentro permitirá que esse espaço se torne um modelo para todo o Paraná, qualificando produtores e aproveitando o potencial da unidade frigorífica. Estamos falando de investimentos significativos, que vão transformar essa área e gerar resultados práticos para a população”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Celso Doliveira, a iniciativa já está em fase de tramitação dos processos de cessão de uso e deve ter recursos garantidos ainda neste ano. “Acreditamos que até o próximo ano iniciaremos o processo de licitação e as obras. A Secretaria de Agricultura estará à frente da gestão da agroindustrialização, do controle de qualidade e da capacitação de mão de obra. Esse será um projeto piloto, que poderá atender todo o Estado, integrando o trabalho da agricultura familiar com a comercialização no Ponto Paraná”, destacou.

O projeto também foi comemorado pelo prefeito Denilson Baitala, que reafirmou o compromisso da gestão com a educação e o desenvolvimento econômico.“ Com o apoio do Governo do Estado e da Unicentro, vamos criar um espaço de aprendizado prático que vai fortalecer a agricultura familiar e gerar novas oportunidades”, disse o prefeito.

A Indústria Escola de Guarapuava será um espaço de formação, pesquisa e produção, reunindo universidade, poder público e produtores locais. Os alimentos desenvolvidos e processados no local serão vendidos no Ponto Paraná, fazendo uma integração desses dois grandes projetos.

Deixe seu comentário:

Veja Mais