Unicentro avança em projeto de reprodução de cães farejadores para segurança pública
A parceria busca auxiliar a PMPR no processo de reprodução dos cães de trabalho, especialmente os farejadores, reduzindo custos com aquisição de novos animais

Na última semana, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) recebeu o comandante da Companhia Independente de Operações com Cães/PMPR, capitão Marcelo Henrique Hoiser, e o enfermeiro veterinário do Centro Veterinário da corporação, cabo André Chaves Vasconcelos, para tratar sobre projetos e iniciativas no âmbito do Napi – Segurança Pública e Ciências Forenses.
Os visitantes tiveram agendas com o reitor da universidade, professor Fábio Hernandes, com o vice-articulador-geral do Napi – Segurança Pública e Ciências Forenses, Márcio Fernandes, e com o coordenador da Clínica Veterinária da Unicentro, Adriano Carrasco. O objetivo da visita foi avançar nas negociações para tornar a Clínica Veterinária da Unicentro um centro de referência em pesquisa, melhoramento genético e produção de cães farejadores para operações de segurança pública.
Segundo o professor Adriano, a parceria busca auxiliar a Polícia Militar do Paraná no processo de reprodução dos cães de trabalho, especialmente os farejadores, reduzindo custos com aquisição de novos animais. “As forças de segurança utilizam diversos cães de trabalho, principalmente farejadores e de ação ostensiva. No entanto, o custo desses cães é muito alto. A ideia é auxiliar no processo de reprodução dentro do plantel, selecionando os melhores para cruzamento e mantendo as matrizes na corporação, garantindo a renovação contínua dos cães sem custos adicionais de aquisição, apenas de treinamento”.
O docente enfatiza que as parcerias são essenciais para expandir as ações desenvolvidas pela universidade. “Já temos um direcionamento com a Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros de Guarapuava. Essa colaboração é fundamental porque todos ganham. Quanto mais conseguirmos levar a universidade para oferecer suporte, mais ampliaremos nosso campo de atuação, tornando-nos úteis não apenas para a população em geral, mas também para outras entidades públicas”.
O capitão Hoiser reforçou a importância da iniciativa ao destacar que “a visita técnica à Clínica Veterinária da Unicentro permitiu conhecer as instalações que darão suporte a um projeto piloto de Centro de Reprodução Canina, uma das propostas do Napi do qual a Unicentro faz parte. A reunião com o reitor também foi essencial para consolidar o apoio institucional ao projeto, garantindo a participação do corpo docente e discente. Esse trabalho vai possibilitar o melhoramento genético dos cães de polícia, trazendo benefícios diretos para a segurança pública e para a sociedade”.
O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) – Segurança Pública e Ciências Forenses possui 32 macro-objetivos, entre eles, fomentar a Indústria Paranaense de Ciências Forenses. A proposta visa solidificar o Paraná como referência internacional em tecnologias, suprimentos e formação de recursos humanos na área.
(Por Poliana Kovalyk)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORGULHOAtleta guarapuavana Emilly conquista bronze em campeonato de alto nível no Sul do Brasil
Família busca patrocínio para que Emilly siga representando Guarapuava em 2026
18/11/2025 17h00 -
EM ALTAGastronomia e cervejarias movimentam mais de R$ 1 milhão na 1ª Festa da Cevada e do Malte
Em três dias de programação, cerca de 40 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Cidade dos Lagos
18/11/2025 16h09 -
RECOMENDAÇÕESMinistério Público quer evitar aumentos de preços em municípios da região de Bonito do Iguaçu que sofrem efeitos de tornado
Recomendações incluem supermercados e farmácias, para que se abstenham de elevar o preço de quaisquer mercadorias ou serviços
18/11/2025 15h23 -
MAR VERMELHOCom ação em Guarapuava, Gaeco cumpre mandados na 3ª fase da Operação que apura desvios de cargas com participação de policiais
Mandados foram cumpridos nesta terça (18)
18/11/2025 14h50 -
PROBLEMASProblema em rede da Cloudflare derruba sites e portais em todo o mundo
Plataformas como Gov.br, ChatGPT e X sofreram instabilidade
18/11/2025 14h45 -
RECONSTRUÇÃOSolidariedade: “Homens de Fé” servem marmitas aos voluntários da reconstrução em Rio Bonito do Iguaçu
O grupo pretende permanecer em Rio Bonito do Iguaçu até o próximo domingo, 23 de novembro
18/11/2025 14h04


