Um ano após o tornado, a solidariedade continua reconstruindo vidas em Rio Bonito do Iguaçu

O trabalho ultrapassou a distribuição emergencial de alimentos, roupas e produtos de primeira necessidade

07/11/2026 14H50

No dia 7 de novembro de 2025 um tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu, deixando mortos, feridos e grande parte da cidade destruída. Naquela noite, a Paróquia Santo Antônio de Pádua tornou-se lugar de abrigo e proteção para a população.

Quase um ano depois, as marcas da tragédia ainda fazem parte da vida das famílias, mas a solidariedade continua produzindo resultados. Desde os primeiros momentos a Diocese de Guarapuava mobilizou paróquias, comunidades e pessoas de diferentes regiões do Brasil em uma grande campanha de ajuda, coordenada pela Cáritas Diocesana Nossa Senhora de Belém.

O trabalho ultrapassou a distribuição emergencial de alimentos, roupas e produtos de primeira necessidade. A Cáritas organizou uma estrutura de atendimento com profissionais responsáveis por visitas às famílias, cadastros, avaliações socioeconômicas, orientações e acompanhamento psicológico. Segundo o balanço da entidade, 516 famílias foram cadastradas em Rio Bonito do Iguaçu. Dessas, 215 receberam móveis, colchões, utensílios domésticos e outros itens fundamentais para reorganizar seus lares. A solidariedade alcançou ainda famílias atingidas pelos temporais em Guarapuava e outros municípios da região, demonstrando a força de uma Igreja que se organiza para responder às necessidades de seu povo.

Nesse caminho, a fé permaneceu como fonte de sustentação. Em dezembro de 2025 a Diocese escolheu Rio Bonito do Iguaçu para encerrar o Ano Jubilar da Esperança. Na ocasião, a Paróquia Santo Antônio de Pádua foi elevada à condição de Santuário da Esperança, tornando-se símbolo da resistência e da confiança da comunidade. Já a 4ª edição da Festa da Unidade Diocesana, no ano passado teve como nome “Celebração da Unidade e da Solidariedade”. Um ano após a tragédia, o trabalho continua. Mais do que levantar paredes e substituir os bens perdidos, a presença da Cáritas e da Igreja Católica representa acolhimento, cuidado e compromisso com a dignidade humana.

A solidariedade em números

O balanço da Cáritas Diocesana Nossa Senhora de Belém demonstra a dimensão da solidariedade mobilizada entre 2025 e 2026. O projeto emergencial apresenta R$ 5.483.615,43 em receitas, provenientes de doações de pessoas, instituições, paróquias e dioceses de todo o Brasil. O demonstrativo registra R$ 4.722.595,03 em despesas e compromissos, abrangendo construção de moradias, aquisição de móveis, utensílios domésticos, assistência humanitária e estrutura de atendimento às famílias. Na reconstrução habitacional, a previsão é de 52 casas entregues até novembro de 2026. Considerando as construções e os contratos firmados pela Cáritas, dioceses e paróquias parceiras, a projeção é alcançar entre 62 e 63 moradias até dezembro.

(Com Jorge Teles)


Veja Mais