Anvisa aprova primeiro medicamento de GLP-1 oral para obesidade
Produto é indicado para tratamento de perda e manutenção do peso em adultos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (4 de novembro de 2026), o registro da via oral de administração para o medicamento Wegovy (semaglutida). O produto estava disponível no Brasil apenas na forma de solução injetável para administração subcutânea.
O produto é indicado para o tratamento da obesidade (IMC ≥30 kg/m²) e do sobrepeso (IMC ≥27 kg/m² a <30 kg/m² e presença pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso) em adultos, como adjuvante a uma dieta de baixa caloria e à prática de atividade física. O medicamento é o primeiro agonista do hormônio glucagon tipo 1 (GLP-1) em formato oral aprovado para uso no país.
A semaglutida atua na regulação do apetite e da ingestão alimentar, promovendo redução do peso corporal e melhora de parâmetros metabólicos associados à obesidade.
Nova apresentação
A nova apresentação prevê a administração de comprimidos uma vez ao dia. O tratamento prevê um escalonamento progressivo de dosagem, iniciando com 1,5 mg e avançando para 4 mg e 9 mg, até atingir a dose diária de manutenção recomendada, fixada em 25 mg.
O medicamento deve ser administrado em jejum, com pequena quantidade de água, aguardando-se pelo menos 30 minutos antes da ingestão de alimentos, bebidas ou outros medicamentos.
A chegada da nova apresentação traz mais flexibilidade terapêutica aos pacientes e profissionais de saúde, o que inclui a possibilidade de transição entre as formulações oral e subcutânea, quando clinicamente apropriado, de acordo com as orientações aprovadas em bula.
A aprovação do registro teve como principal sustentação os resultados do estudo clínico pivotal de fase 3, denominado OASIS 4, que avaliou a eficácia da semaglutida oral na dosagem de 25 mg em adultos com obesidade ou sobrepeso associado a comorbidades.
Durante a pesquisa, que acompanhou os participantes ao longo de 64 semanas, o grupo tratado com a medicação registrou uma perda média de peso corporal superior a 13%. Além do desempenho significativamente superior ao do grupo placebo, o tratamento promoveu melhora em diversos marcadores de saúde cardiometabólica dos pacientes.
Doença crônica
A obesidade é uma doença crônica, progressiva e multifatorial, associada ao aumento do risco de diversas condições clínicas, incluindo diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, doença cardiovascular e apneia obstrutiva do sono.
Veja Mais
-
OLHO NO CLIMA!Com Guarapuava na lista, Inmet emite alerta vermelho de tempestade com ventos acima de 100 km/h no Paraná
Aviso de Grande Perigo abrange 89 municípios paranaenses e prevê chuva intensa, queda de granizo e risco de alagamentos neste sábado (7)
07/11/2026 11h23 -
EM OBRAS!Obra de duplicação de rodovia entre Pitanga e Turvo chega a 62% de execução
São 45,4 km de duplicação e restauração em concreto da PRC-466, incluindo a construção de três novos viadutos, duas pontes e uma passarela para pedestres
07/11/2026 10h50 -
FLAGRANTECHOQUE NAS RUAS! Homem com mandado de prisão em aberto é localizado e preso em Guarapuava
Abordagem policial aconteceu na noite dessa sexta-feira (6), no bairro Morro Alto. Após a identificação, o homem foi informado sobre a ordem judicial e encaminhado à delegacia
07/11/2026 10h09 -
ACEITA VALE?VR e VA podem ser aceitos em mais maquininhas a partir deste sábado (7)
Mudanças incluem Alelo, Ticket, VR Benefícios, Pluxee, Flash e Swile
07/11/2026 09h36 -
CONVOCADOSEstado convoca mais 373 aprovados em concurso do Quadro Próprio do Magistério
Realizadas pela Secretaria da Administração, convocações incluem professores e pedagogos para compor quadro ligado à Secretaria da Educação
07/11/2026 09h10 -
NA SORTE!Duas apostas em Guarapuava dão uma beliscada na Mega dessa sexta (6); prêmio principal saltou para R$ 60 milhões
Próximo sorteio ocorre no final da manhã deste domingo (8)
07/11/2026 08h50


