Tradicional Feira do Peixe Vivo movimenta psicultores e consumidores na Semana Santa em Guarapuava
Ação fortalece renda de psicultores e amplia o acesso a peixe fresco no município
Foto: Secom
A tradicional Feira do Peixe Vivo de Guarapuava voltou a reunir psicultores e a comunidade nesta Quinta-Feira Santa (2 de abril de 2026), reforçando uma das principais iniciativas de valorização da agricultura familiar no município. Realizada anualmente, a feira já se consolidou como uma importante alternativa de renda para os psicultores locais e uma oportunidade para a população adquirir pescado fresco a preços acessíveis.
Logo nas primeiras horas da manhã, o movimento já era intenso, com consumidores escolhendo diferentes espécies de peixes para a Semana Santa, período em que o consumo do alimento cresce significativamente.
Entre os psicultores presentes está o psicultor seu Divanzir Antônio Valoski, que participa da feira há anos e destaca a importância do evento. “Quase todo ano eu tô aqui, estamos vendendo os peixes. O movimento esse ano tá bom”, contou.
Ele explica que, nesta edição, está oferecendo bagre e carpa-capim, e ressalta o impacto positivo da feira na renda das famílias rurais. “ A importância da feira é que a gente tem uma renda a mais no ano. A gente luta com verduras, mas daí agrega mais valor”, afirmou.
Do lado dos consumidores, a avaliação também é positiva. Seu José Rodrigues Ferreira participou pela primeira vez da feira e aprovou a experiência. “É a primeira vez que eu estou vindo comprar, mas já tenho visto dos outros anos que tem tido a feira. Eu acho bacana, um negócio importante, porque é divulgado durante a semana”, disse.
Ele aproveitou para levar diferentes opções para casa. “Eu, por exemplo, comprei bagre, tilápia e carpa. Achei um preço acessível, coisa bacana, gostei muito”, completou.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Celso Doliveira, a feira é um momento estratégico tanto para os psicultores quanto para a população. “Estamos aqui hoje em Guarapuava, nesta Quinta-Feira Santa, na tradicional Feira do Peixe Vivo. Esse é um espaço onde os psicultores trazem a produção do ano. Estamos ofertando mais de 6 mil quilos de peixe, entre tilápia, pacu e carpas, para a população”, destacou.
O secretário também ressaltou o apoio da Prefeitura para melhorar a estrutura da feira neste ano. “A Prefeitura está oferecendo caixas d’água para melhor apresentação dos peixes, além de oxigênio em pó, garantindo mais qualidade na exposição dos produtos”, explicou.
Além da comercialização, o evento também promove integração entre psicultores e consumidores.
A feira teve início às 7h da manhã e segue enquanto houver estoque de peixes.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
SAÚDEVacinas para idosos: confira as principais doses para prevenir doenças e evitar complicações
Alerta é da Secretaria da Saúde do Paraná. Manter a caderneta de vacinação atualizada contribui para um envelhecimento saudável
16/07/2026 10h50 -
LUTOMorre Renato Machado, jornalista da TV Globo, aos 83 anos
Ex-âncora do Bom Dia Brasil e Jornal Nacional estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro; causa da morte não foi divulgada
16/07/2026 10h20 -
INVESTIMENTOS!UBS da Cachoeirinha vai ser reformada para fortalecer atendimento na zona rural de Boa Ventura de São Roque
Emenda de R$ 150 mil do deputado federal Zeca Dirceu garante melhorias na unidade de saúde que atende moradores da comunidade rural e regiões vizinhas
16/07/2026 10h10 -
OLHO NO PRAZOInscrições para Fies terminam nesta sexta (17)
Estudantes podem utilizar o Portal de Acesso ao Ensino Superior
16/07/2026 09h42 -
TRAMITANDO!CCJ aprova projeto que obriga uso de hora-aula no cálculo da jornada de professores
Proposta segue para análise do Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara
16/07/2026 09h10 -
PÉ NA FÉ!Caminho de Belém promove peregrinação de dois dias entre comunidades rurais e a Catedral de Guarapuava
Ao longo de 42,7 quilômetros, os participantes viverão uma experiência marcada pela oração, contemplação, espiritualidade e convivência fraterna
16/07/2026 08h50



