Tornado atinge Piraí do Sul e Jaguariaíva e deixa rastro de destruição
Imagens registradas por moradores mostram a força dos ventos nesse sábado durante a tempestade severa

Um tornado de grande intensidade provocou um rastro de destruição e choque na região entre Piraí do Sul e Jaguariaíva, nos Campos Gerais, no fim da tarde desse sábado (8 de agosto de 2026). O evento meteorológico severo atingiu com extrema força, deixando um cenário de devastação marcada por árvores destroçadas, galhos retorcidos, queda de troncos de grande porte e a morte de animais da região.
A localidade rural de Capinzal foi uma das mais afetadas pelo tornado. Até o momento não há informações sobe feridos e a quantidade de afetados pelas chuvas na região.
A sequência acende um alerta para a frequência de tempestades extremas na Região Sul. | Autor: Colaboração/Reprodução/Redes sociais
O fenômeno foi confirmado pela professora Karin Linete Hornes, do Observatório de Tornados da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De acordo com a especialista, a análise dos registros indicou que o tornado cumpriu uma trajetória no sentido Noroeste para Sudeste ao avançar sobre a localidade. Segundo a professora, o tornado atingiu a região por volta das 18h, mas já era possível ver nuvens carregadas indicando tempestades logo no começo da tarde. Ela ainda ressaltou que a equipe da Universidade pretende viajar à localidade para estudar o fenômeno.
O tornado também foi confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Em nota, a entidade reforçou que irá estudar a ocorrência para compreender a dimensão do fenômeno na região. "Os vídeos recebidos pelo centro operacional apresentam características visuais compatíveis com a ocorrência do fenômeno. A classificação técnica da categoria considera a análise conjunta das evidências disponíveis, incluindo registros visuais, relatos de moradores e as características e distribuição dos danos observados.
O Simepar realizará, em conjunto com a Defesa Civil, o levantamento e a análise dessas informações, com o objetivo de caracterizar tecnicamente o evento, incluindo a avaliação de sua intensidade e demais aspectos associados."
O episódio marca o terceiro registro de tornado no Sul do Brasil em um curto intervalo de apenas 15 dias, somando-se aos recentes estragos relatados em Giruá (RS) e Pedro Osório (RS). A sequência acende um alerta para a frequência de tempestades extremas na Região Sul.
(Com ARede)
Veja Mais
-
BORA PARTICIPAR!Revisão do Plano Diretor recebe contribuições da população até esta quinta (1º) em Guarapuava
Participação da comunidade integra o processo de planejamento urbano e territorial de Guarapuava para os próximos dez anos
30/09/2026 15h23 -
NO AQUECIMENTO!Outubro Rosa terá caminhada e atividades de promoção à saúde nesta quinta (1º) na Unicentro, em Guarapuava
As atividades começam às 8h, no auditório central do Câmpus Cedeteg
30/09/2026 14h38 -
NOVA CONTA!Sanepar aplica desconto automático na tarifa e lança fatura mais clara e moderna
Além do desconto de 25% na tarifa mínima de água e esgoto, a população paranaense passa a receber uma conta com visual moderno e funcional
30/09/2026 14h10 -
OLHO NO PRAZOInscrições para cursos técnicos na rede estadual abrem nesta quinta (1º)
Os interessados têm até 10 de novembro para se inscrever, exclusivamente na Área do Aluno
30/09/2026 13h23 -
PELA CAUSA!Rockão reúne música, cerveja e solidariedade pela causa animal neste sábado (3) em Guarapuava
Evento acontece na Água do Monge Cervejaria, com shows, feira de adoção, atividades para pets e arrecadação voluntária de ração
30/09/2026 12h47 -
SEM TIGRINHONúmero de transações com Pix caem 10% após proibição de bets
Movimentação de valores recuou 15,5% nos dias seguintes à medida
30/09/2026 12h02



