Tarifa Zero da Luz alcança mais de dois milhões no Paraná, diz Zeca Dirceu
"Esta é a pauta que interessa ao país", afirma o deputado
Foto: Ascom Deputado Zeca Dirceu
O deputado Zeca Dirceu (PT) adiantou no sábado (20 de setembro) que mais de dois milhões de paranaenses estão isentos do pagamento da conta luz com a aprovação nesta semana pelo Congresso Nacional da MP do presidente Lula (PT) que zera a tarifa de energia elétrica para mais de 60 milhões de brasileiros. "Esta é a pauta que interessa ao país. Não é a anistia para golpista e nem a PEC da Blindagem. Agora, temos que avançar na isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, a PEC da Segurança Pública, entre outras pautas relevantes e importantes para a população brasileira, para o desenvolvimento econômico e social do país", disse Zeca Dirceu.
Conforme o projeto aprovado na quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados e no Senado - e que seguiu para sanção do presidente Lula -, 2,11 milhões de paranaenses, o equivalente a 17,85% da população do estado, serão atendidos pelas novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica. "Vale lembrar ainda que mais de 468 mil famílias paranaenses terão o botijão de gás gratuito já a partir de novembro", destacou o deputado.
A Tarifa Social de Energia Elétrica – que antes atendia famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com descontos de 10% a 65% para consumo mensal de até 220 kWh – passou a prever isenção total da conta de luz para essa parcela da população se o consumo não exceder 80 kWh. "No Paraná, 603.175 unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa 48% do total de famílias com potencial de serem beneficiadas na região Sul", apontou Zeca Dirceu que buscou os números no Ministério de Minas e Energia.
MAIS ISENÇÕES
Famílias inscritas no CadÚnico com renda entre meio e um salário mínimo também estão isentas do pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) se consumirem até 120 KWh por mês. O valor da CDE é previsto na fatura mensal e destina-se a financiar políticas públicas e programas no setor elétrico, entre outros investimentos.
A nova regra sobre a tarifa de energia entrou em vigor em 5 de julho e se aplica a todos os consumidores de baixa renda inscritos no CadÚnico com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo ou a família que tenha integrante contemplado com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, diferentemente de como é hoje, haverá tarifa zero para o consumo até 80 kWh/mês. Acima desse consumo, não haverá desconto.
Atualmente, existem descontos escalonados para faixas maiores: 65% de desconto no consumo até 30 kWh/mês; 40% de desconto na faixa de 31 a 100 kWh/mês; e 10% no consumo de 101 a 220 kWh/mês.
PROTEÇÃO SOCIAL
Zeca Dirceu ainda destaca que além da Tarifa Social da Luz e do Gás do Povo, o governo Lula dispõe de um conjunto de programas (Bolsa Família, Auxílio Gás, BPC, Seguro-Desemprego, Pé-de-Meia) que atende milhares de famílias no Paraná. "No Paraná, 596,6 mil famílias recebem o Bolsa Família e antes que se levante qualquer questão sobre a dependência gerada pelo programa, agora em julho, 36,6 mil famílias deixaram o Bolsa Família porque aumentaram sua renda",
O deputado disse ainda que os programas federais vão além da proteção social e cita o Pé-de-Meia que atende 139 mil estudantes no Paraná e o Farmácia Popular que tem mais de 1,67 milhão de paranaenses atendidos, sendo que 60% são mulheres. "Não há como não dizer que a vida dos brasileiros melhorou muito e pode melhorar ainda mais", disse.
"Temos mais exemplos como o Mais Médico que tem 1.726 médicos em 354 municípios do Paraná, o Brasil Sorridente que tem 1.620 equipes de saúde bucal em 340 municípios e a merenda escolar atende 2,13 milhões de alunos em oito mil escolas no estado. Dá para melhorar mais? É claro que dá, a começar pelas pautas no Congresso Nacional que, por exemplo, com a isenção do imposto de renda vai atender de 80 % a 85% dos trabalhadores com carteira assinada - são mais de 2,6 milhões no Paraná", completou.
(fotos: Ascom Deputado Zeca Dirceu)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ESCUTARA escuta como parte da leitura: por que a conversa importa tanto quanto as cartas?
Acolhimento, diálogo e contexto contribuem para uma leitura de tarô assertiva
23/09/2025 17h49 -
LOGÍSTICAIndústria 4.0: portas seccionadas conectadas otimizam a logística em tempo real; entenda
Integração em tempo real entre equipamentos e sistemas de gestão transforma eficiência operacional em fábricas e centros de distribuição
23/09/2025 17h46 -
CONTENÇÃOServiços de prevenção a alagamentos apresentam resultados positivos durante fortes chuvas em Guarapuava
Com investimentos em infraestrutura e monitoramento, Guarapuava contribui para redução de alagamentos na cidade
23/09/2025 17h00 -
EM CAMPOCom o Batel de Guarapuava, volante Fabinho enfrenta o Athletico-PR nesta quarta (24) pela Copa FPF
Volante revelado pelo Jabaquara marcou um golaço na rodada anterior
23/09/2025 16h10 -
EM ALTAGuarapuava aumentou em 15% o número de emplacamentos após anúncio de redução do IPVA, aponta levantamento do Detran
Dados do Detran-PR mostram que as 15 maiores cidades do Paraná registraram alta no número de emplacamentos na comparação entre os 10 dias anteriores ao anúncio e os 10 dias depois
23/09/2025 14h50 -
FAÇA A CONTA!Menor IPVA do Brasil: use a calculadora para simular o valor de 2026 com alíquota de 1,9%; FAÇA A CONTA
A Secretaria da Fazenda (Sefa) desenvolveu uma calculadora que mostra de forma simples e direta o que a nova alíquota de 1,9% representa para o bolso dos consumidores
23/09/2025 14h10