Serviços de prevenção a alagamentos apresentam resultados positivos durante fortes chuvas em Guarapuava
Com investimentos em infraestrutura e monitoramento, Guarapuava contribui para redução de alagamentos na cidade
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Obras e da Companhia de Serviços de Urbanização (SURG), tem colhido resultados positivos com as ações de prevenção a alagamentos. Mesmo com chuvas intensas registradas nos últimos dias, não houve necessidade de remoção de moradores em áreas que historicamente sofriam com alagamentos, como os bairros Jardim das Américas e Vila Carli.
Nos últimos meses, a Secretaria de Obras vem executando importantes melhorias em diferentes pontos da cidade, incluindo a implantação de novas galerias pluviais, desassoreamentos, pavimentações e a limpeza de caixas de captação de águas pluviais. Os bairros Jardim das Américas, Vila Carli, Vila Bela, Concórdia e Bonsucesso foram alguns dos contemplados.
A secretária de Obras, Tatiane Nezi, reforça que a gestão do prefeito Denilson Baitala dá prioridade total às áreas de alagamento da cidade, com ações preventivas que mostram resultados positivos. “Estamos dando atenção especial às áreas de alagamento da cidade, que são prioridades da gestão do nosso prefeito. Iniciamos um projeto de desassoreamento e intensificamos a limpeza das galerias, que acumulam resíduos e dificultam o escoamento das águas. Mesmo com as fortes chuvas recentes, não foi necessário retirar famílias, o que mostra que o trabalho realizado está trazendo resultados concretos e mais segurança para a população”, afirma a secretária.
A secretária também fez um pedido à população para colaborar na prevenção de alagamentos. “Da mesma forma que temos trabalhado intensivamente neste serviço, pedimos à população atenção especial quanto ao descarte de lixo. Embora parte do assoreamento seja natural, proveniente da terra e das margens dos rios, o lixo é o principal causador dos alagamentos. Ele acaba bloqueando e fechando as galerias, dificultando o escoamento das águas e provocando enchentes. A colaboração de todos é fundamental para que possamos manter a cidade segura durante as chuvas”.
No Jardim das Américas, região que frequentemente sofria com os temporais, a SURG intensificou os serviços de drenagem em agosto. Foram executados serviços importantes de drenagem, com a implantação de 08 caixas de captação com boca de lobo e grelha e 132 metros de tubo de 0,40m na Rua Santa Helena. Já na Rua Petrarca, foram implantadas 03 caixas grandes de passagem, 90 metros de rede dupla de tubo de 0,60m e uma rede simples de 77 metros do mesmo diâmetro. Além disso, na Rua Pedro Weber esquina com a Ibiporã, a SURG realizou a implantação de 04 caixas de captação simples com grelha e boca de lobo, 01 caixa de captação dupla e 04 metros de rede.
Diariamente, as equipes da SURG realizam a limpeza das ruas e das galerias pluviais, em um trabalho contínuo que inclui varrição, capinação e remoção de resíduos, fundamental para garantir o correto escoamento das águas e reduzir o risco de alagamentos. A Secretaria de Obras também tem reforçado essas ações, intensificando a limpeza regular das galerias pluviais. Essa manutenção constante, aliada às obras estruturais, já traz resultados concretos, garantindo mais segurança, mobilidade e tranquilidade para os moradores durante os períodos de chuva.
De acordo com o diretor da SURG, Sandro Valera, esse esforço constante é vital para garantir a segurança e a qualidade de vida dos moradores, reduzindo os riscos de enchentes e facilitando o escoamento eficiente das águas pluviais. “Graças a essa dedicação, a cidade tem apresentado resultados positivos, mesmo durante períodos de fortes chuvas, evidenciando a importância estratégica dos serviços da SURG para a proteção e o desenvolvimento sustentável do município”.
A Defesa Civil de Guarapuava também integra esse trabalho preventivo, atuando no monitoramento das áreas de risco, emissão de alertas e atendimento imediato em casos de emergência. Com equipes de plantão, a Defesa Civil está preparada para realizar remoções, oferecer abrigos provisórios e prestar apoio às famílias em situações de necessidade, garantindo mais segurança e rapidez na resposta durante os períodos de fortes chuvas.
O coordenador da Defesa Civil, Tiago Bronoski, reforça a importância das ações preventivas da Prefeitura e da colaboração da população na redução dos alagamentos. “Nós da Defesa Civil, acompanhamos de perto todos os rios e corpos d’água da cidade e podemos constatar que a Prefeitura de Guarapuava tem realizado um trabalho efetivo de limpeza dos rios, desassoreamento, troca de manilhas e reconstrução de pontes, que já traz resultados visíveis. Hoje, a quantidade de atendimentos em áreas que antigamente eram críticas diminuiu significativamente. Os riscos de alagamento estão muito mais controlados e estáveis graças às obras e à manutenção diária feita pela Secretaria de Obras”.
Ele também destaca a importância da colaboração dos moradores para potencializar os resultados das ações preventivas. “Gostaríamos também de reforçar o pedido à população: garrafas PET, móveis e outros resíduos descartados de forma inadequada acabam nos rios ou galerias, bloqueando a passagem da água e podendo causar alagamentos nas casas. Cada cidadão pode colaborar evitando o descarte incorreto de lixo e ajudando a manter a cidade mais segura durante as chuvas”.
Com investimentos em infraestrutura e a soma de esforços entre diferentes secretarias e a SURG, a Prefeitura de Guarapuava vem avançando em soluções preventivas que garantem mais segurança e tranquilidade à população, mesmo diante do aumento da intensidade das chuvas.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ESCUTARA escuta como parte da leitura: por que a conversa importa tanto quanto as cartas?
Acolhimento, diálogo e contexto contribuem para uma leitura de tarô assertiva
23/09/2025 17h49 -
LOGÍSTICAIndústria 4.0: portas seccionadas conectadas otimizam a logística em tempo real; entenda
Integração em tempo real entre equipamentos e sistemas de gestão transforma eficiência operacional em fábricas e centros de distribuição
23/09/2025 17h46 -
EM CAMPOCom o Batel de Guarapuava, volante Fabinho enfrenta o Athletico-PR nesta quarta (24) pela Copa FPF
Volante revelado pelo Jabaquara marcou um golaço na rodada anterior
23/09/2025 16h10 -
BENEFÍCIOTarifa Zero da Luz alcança mais de dois milhões no Paraná, diz Zeca Dirceu
"Esta é a pauta que interessa ao país", afirma o deputado
23/09/2025 15h23 -
EM ALTAGuarapuava aumentou em 15% o número de emplacamentos após anúncio de redução do IPVA, aponta levantamento do Detran
Dados do Detran-PR mostram que as 15 maiores cidades do Paraná registraram alta no número de emplacamentos na comparação entre os 10 dias anteriores ao anúncio e os 10 dias depois
23/09/2025 14h50 -
FAÇA A CONTA!Menor IPVA do Brasil: use a calculadora para simular o valor de 2026 com alíquota de 1,9%; FAÇA A CONTA
A Secretaria da Fazenda (Sefa) desenvolveu uma calculadora que mostra de forma simples e direta o que a nova alíquota de 1,9% representa para o bolso dos consumidores
23/09/2025 14h10