Saúde inicia vacinação contra a dengue direcionada à profissionais da linha de frente no combate ao mosquito em Guarapuava
Município começa imunização com 600 doses enviadas pelo Ministério da Saúde
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava deu início, nesta quarta-feira (4 de março de 2026), à vacinação contra a dengue no município. O ato oficial foi realizado no Centro Municipal de Imunização e marcou a aplicação das primeiras doses nos profissionais que atuam diretamente no enfrentamento à doença.
Neste primeiro momento, o município recebeu 600 doses da vacina, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, que serão destinadas prioritariamente aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e aos vacinadores das unidades básicas.
A diretora de Vigilância em Saúde, Marlene Borecki, explicou como será feita essa distribuição. “Nesse primeiro momento, como recebemos 600 doses do Ministério, a vacina vai ser direcionada aos profissionais que estão na linha de frente do combate à dengue, principalmente os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e os próprios vacinadores das unidades básicas de saúde. Posteriormente, essa vacina vai ser distribuída para todos os profissionais de atenção primária e, no decorrer do tempo, conforme demanda do Ministério da Saúde, a vacina vai ser disponibilizada também para toda a população.”
O primeiro profissional a receber a dose no município foi o agente de endemias Adriano Ramos Saroa, que destacou a rotina intensa e os riscos enfrentados diariamente. “Eu sou agente de endemias, trabalho diariamente nos pontos estratégicos, ferro-velho, borracharia, cemitério, onde ocorre o maior número de focos de dengue. Estamos expostos diariamente, o dia todo. O mosquito é muito sensível, ele é rasteiro, pode picar a gente durante o dia, durante a noite, e a gente nem vai perceber. Então, estando prevenido com a vacina, estamos 100%.”
O secretário municipal de Saúde, Guto Klosowski, ressaltou o significado do momento para o município. “A importância de vacinar esses profissionais é muito grande, porque eles estão trabalhando dia a dia e a probabilidade de desenvolver a doença é maior. Quero agradecer também ao Governo do Estado, que em parceria com o município e junto com o Governo Federal está proporcionando essas vacinações. É com esses profissionais que nós vamos garantir que toda a população também esteja protegida.”
A vacinação integra a estratégia municipal de enfrentamento à dengue, que inclui ainda ações de bloqueio, fiscalização de pontos estratégicos, visitas domiciliares e campanhas de conscientização. A expectativa é que, conforme o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, a imunização seja ampliada gradativamente para outros públicos.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
REFORÇOArtagão Júnior participa de anúncio de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do SUS no Paraná
Os recursos serão transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde
26/06/2026 10h10 -
CULTURASatélite do Museu da Imagem e do Som será inaugurado dia 2 de julho em Guarapuava
A exposição "Objetos da Memória: Tecnologias do Olhar e do Ouvir" está em cartaz no MIS-PR Guarapuava
26/06/2026 09h50 -
OLHO NO FUTUROGeração Inovadora encerra primeira etapa com apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes de Guarapuava
Programa realizado em parceria entre a Prefeitura, Núcleo Regional de Educação e instituições do ecossistema de inovação estimula jovens a criarem soluções para desafios reais do município
26/06/2026 09h10 -
RESGATECom partida de Guarapuava, Bombeiros do Paraná embarcam para missão de busca e resgate na Venezuela após terremoto
São dez bombeiros militares, dois cães de busca e cerca de 4 toneladas de equipamentos
26/06/2026 08h50 -
REFORÇOEstado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual
Profissionais aprovados em concurso público vão tomar posse em julho e começam a atuar nas escolas estaduais no dia 23
26/06/2026 08h04 -
INOVAÇÃOSecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação recebe Meetup DevParaná e fortalece ecossistema de inovação em Guarapuava
Realizado na sede da Secretaria, o encontro incentivou a troca de conhecimento e fortaleceu a comunidade de tecnologia de Guarapuava e região
26/06/2026 07h29


