Saúde e Educação promovem ação conjunta na Escola Municipal São Pedro com foco na saúde dos alunos em Guarapuava
Ao longo do ano, a parceria entre as secretarias realizará avaliações nutricionais, reforçará ações de prevenção e hábitos saudáveis em mais de 60 unidades de ensino, entre escolas e CMEI’s do município
Foto: Secom
Nessa segunda-feira (30 de março de 2026), as Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Guarapuava realizaram, de forma integrada, mais uma importante ação do Programa Saúde na Escola (PSE), desta vez voltada aos alunos da Escola São Pedro, no bairro Xarquinho. A iniciativa faz parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano, com foco na promoção da saúde e no acompanhamento do desenvolvimento das crianças da rede municipal de ensino.
A chefe da Divisão de Promoção à Saúde, Ana Paula Serra de Araújo, destacou a importância da parceria entre as duas áreas. “Desde o início do ano letivo, estamos em conjunto realizando avaliações antropométricas das crianças. Hoje são mais de 60 escolas pactuadas no município, e ao longo do ano vamos desenvolver diversas ações.”
Ana Paula também ressaltou que, nesta semana, as atividades estão alinhadas a datas importantes da área da saúde. “Todas as ações estão acontecendo com foco no Dia Nacional da Saúde e Nutrição e em alusão ao Dia Mundial da Obesidade.”
Durante a ação, os alunos passaram por avaliações antropométricas, como medição de peso e altura, fundamentais para o acompanhamento do estado nutricional. A nutricionista Luana Padilha explicou o objetivo da atividade. “Hoje nós estamos aqui para realizar a avaliação antropométrica das nossas crianças, ou seja, aferir peso e altura, para identificar o estado nutricional dos alunos, para que a gente possa futuramente realizar ações para combater possíveis alterações como sobrepeso, desnutrição ou baixo peso e também incentivar hábitos saudáveis.”
Luana também destacou que o município já desenvolve um trabalho contínuo na área. “O Departamento de Alimentação Escolar já realiza o planejamento de cardápios adequados para os alunos, e essa ação vem para somar ainda mais no cuidado com a saúde das crianças.”
(Com assessoria)
Veja Mais
-
OLHO NO FUTURO!Pequenos Autores celebra literatura na infância com Noite de Autógrafos em Guarapuava
Projeto do CMEI Emília Dominico chega à sexta edição e transforma crianças de 1 a 3 anos em protagonistas na criação de seus próprios livros
09/09/2026 10h10 -
NOVOAnvisa aprova genéricos de medicamentos contra diabetes e obesidade
Liraglutida é o princípio ativo de canetas vendidas no mercado
09/09/2026 09h41 -
LUTOEx-deputado Gernote Kirinus morre em Curitiba aos 78 anos
O ato de cremação foi agendado para esta quarta-feira (9), às 16h30, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré
09/09/2026 09h10 -
OLHO NO PRAZO!Atenção, idosos de Guarapuava: inscrições estão abertas e prazo termina em poucos dias
Quem fez a pré-inscrição precisa confirmar a matrícula até 18 de setembro; atividades começam no dia 21 e vagas são limitadas
09/09/2026 08h50 -
FILHO AMEAÇA O PAI!“Vou te matar”: discussão em família termina em ameaça e mobiliza a Polícia Militar em Guarapuava
Homem de 62 anos relatou ter sido ameaçado pelo próprio filho, de 31, durante um episódio de alteração de comportamento; suspeito deixou o local antes da chegada dos policiais
09/09/2026 08h05 -
PM EM AÇÃO!Adolescente é assaltado no Centro de Guarapuava; dois suspeitos acabam presos
Crime aconteceu em plena tarde, próximo ao Senac; segundo a polícia, aparelho foi localizado posteriormente com uma mulher de 24 anos
09/09/2026 07h27



