Projeto de lei amplia direitos de estudantes-atletas no Paraná
A medida busca garantir segurança jurídica às instituições privadas e reconhecer o papel do esporte na formação educacional dos jovens
O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) protocolou nesta semana um projeto de lei que amplia os direitos de estudantes-atletas no Paraná. A proposta altera a Lei nº 21.434/2023, que trata do abono de faltas e compensação de conteúdo escolar para alunos da rede pública estadual convocados para participar de competições desportivas oficiais.
De acordo com o parlamentar, o projeto estende esse direito também aos estudantes da rede privada estadual, garantindo que alunos convocados para seleções e campeonatos, bem como para treinamentos e preparações físicas, tenham suas faltas abonadas.
Pelo projeto, os estudantes podem repor o conteúdo escolar por meio de atividades a distância, reposições presenciais ou provas em segunda chamada.
Para o deputado Fabio Oliveira, a medida busca garantir segurança jurídica às instituições privadas e reconhecer o papel do esporte na formação educacional dos jovens. “A formação de um atleta é tão importante quanto a competição. Precisamos valorizar também o tempo dedicado aos treinos, que exige disciplina, esforço e renúncia”, afirmou.
Ainda de acordo com o texto, o abono de faltas se aplica a estudantes que integrem delegações desportivas ou paradesportivas em eventos de representação municipal, estadual ou nacional, tanto no Brasil quanto no exterior.
Para o caso de treinamentos e preparação física, será necessário comprovar a ausência com documento oficial assinado pelo treinador e pela confederação ou federação esportiva correspondente.
Além de ampliar o alcance da legislação, o projeto também reforça a necessidade de que os conteúdos ministrados durante a ausência dos alunos sejam integralmente repostos pelas escolas.
“Estamos promovendo um avanço no apoio ao esporte educacional, sem prejudicar o desempenho acadêmico dos estudantes que representam o Paraná nas quadras, pistas e arenas”, ressaltou Fabio Oliveira.
O projeto deve passar por análise das comissões na Assembleia Legislativa antes de seguir para plenário.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
ORGULHO Partitura original do Hino de Guarapuava é entregue ao município e será exposta no Museu Visconde de Guarapuava
Entrega ocorreu na tarde desta quinta-feira (15)
15/05/2025 17h24 -
EM OBRAS Prefeitura de Guarapuava inicia nesta quinta (15) reforma nos banheiros do Terminal Estação da Fonte
Reformas nos banheiros do terminal simboliza avanço na valorização dos espaços públicos em áreas de grande circulação
15/05/2025 17h15 -
CONSCIENTIZAÇÃOEm Guarapuava, equipes da Energisa visitam escola para conscientizar sobre os riscos da eletricidade
A criançada ainda foi para casa com uma missão: compartilhar com os adultos outras orientações de segurança
15/05/2025 17h01 -
ATENDIMENTOConcessionária de pedágio inicia prestação de serviços nesta sexta (15) na região de Guarapuava
Os serviços de socorro médico e mecânico podem ser acionados pelo número de emergência 0800 277 0163
15/05/2025 16h12 -
DESAFIOPaola Fogaça assume a Gerência da Agência do Trabalhador de Pinhão
Conheça a equipe da Agência do Trabalhador
15/05/2025 15h49 -
ALERTAINSS alerta população sobre perfil falso em rede social
Dados sobre descontos devem ser consultados no aplicativo ou no 135
15/05/2025 15h23