Prefeitura de Guarapuava realiza audiência pública para discutir pavimentação da Estrada Rural do Gasparetto
Audiência reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da infraestrutura rural em Guarapuava
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na noite dessa terça-feira, (23 de setembro), uma audiência pública com os proprietários lindeiros da Estrada Rural do Gasparetto, com o objetivo de apresentar e discutir o projeto de pavimentação da via. O encontro foi realizado na sede do Polo de Pesquisa e Inovação do IDR – IAPAR/EMATER, reunindo moradores, produtores rurais, autoridades municipais e representantes de instituições locais.
A audiência teve como foco ouvir a comunidade, esclarecer dúvidas e promover um diálogo transparente sobre os impactos e benefícios da obra, que representa um avanço importante para a mobilidade e o fortalecimento da economia rural do município.
Segundo o secretário de Agricultura, Celso Doliveira, a pavimentação abrangerá aproximadamente 3 quilômetros, desde a BR-277 até a entrada da Fazenda Escola da Unicentro, passando por propriedades de produtores e empresários da região, além de margear a linha férrea da Ferroeste.
“Foi realizada uma consulta pública com os lindeiros do trecho que será pavimentado. Trata-se de um segmento de grande movimentação, e a obra trará benefícios diretos aos produtores da região. Esse é mais um investimento viabilizado pelo Governo Ratinho Júnior, que destinou os recursos para a execução do projeto”, destacou o secretário.
A Estrada do Gasparetto é considerada uma via estratégica para o escoamento da produção agrícola, especialmente de propriedades voltadas à agricultura familiar, produção leiteira, grãos e hortifrúti. A pavimentação deve trazer melhorias significativas na logística rural, redução de custos com transporte, além de mais segurança e conforto para quem utiliza o trecho diariamente.
Durante o encontro, a comunidade teve acesso aos detalhes técnicos do projeto e pôde apresentar sugestões, preocupações e demandas específicas. O clima foi de escuta ativa e participação colaborativa.
“Para nós, essa obra é muito importante, principalmente agora que estamos entrando no período de safra. Já tivemos muitos problemas em anos anteriores com caminhões atolando, quebras durante o transporte, o que é ainda mais complicado quando se trata de produtos perecíveis. Hoje temos cerca de 50 colaboradores e pretendemos dobrar esse número. A pavimentação não só vai facilitar o escoamento da produção, mas também dará mais segurança e acesso adequado aos nossos trabalhadores”, relatou o empresário e morador Neto Moss.
A audiência também contou com a presença do vereador e líder do governo na Câmara, Nego Silvio, que acompanhou as discussões e reafirmou o apoio do Legislativo às iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural.
A partir desta audiência pública, a Prefeitura dará continuidade aos trâmites legais, estudos técnicos e etapas de planejamento necessários para viabilizar a pavimentação, respeitando todas as normativas e mantendo o diálogo constante com a comunidade local.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
CLIMASimepar confirma tornado em Santa Maria do Oeste e rajadas de vento recordes pelo Estado; Guarapuava registrou 756 raios
Após análise das imagens em Santa Maria do Oeste, a equipe do Simepar concluiu que a causa da destruição em alguns pontos da cidade foi a passagem de um tornado categoria F1
24/09/2025 13h23 -
EM FOCOAssembleia Itinerante será realizada em Guarapuava no dia 1º de outubro
A iniciativa tem como objetivo aproximar o Poder Legislativo da população, promovendo um espaço para diálogo, sugestões e manifestações da sociedade civil organizada
24/09/2025 12h50 -
NEGAMAzul e Gol negam processo de fusão em audiência na Câmara
Também foram debatidas suspeitas de combinação de preços de passagens aéreas entre as principais empresas do setor
24/09/2025 11h23 -
FÉ E TRADIÇÃO!Festa da Padroeira em Guarapuava: Santuário Nossa Senhora Aparecida celebra com programação de 1º a 12 de outubro
A programação será realizada entre os dias 1º e 12 de outubro
24/09/2025 10h50 -
LEVANTAMENTOBrasil tem mais alunos em cursos a distância que em presenciais
São mais de 10 milhões de matrículas no ensino superior
24/09/2025 10h10 -
OPORTUNIDADES Semana D fortalece inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Guarapuava
Ação contou com vagas exclusivas na Agência do Trabalhador e integra iniciativa estadual que incentiva diversidade nas empresas
24/09/2025 09h42