Prefeitura de Guarapuava avança na habitação social com a entrega de 99 moradias
Programa Vida Digna II conclui mais uma etapa e beneficia famílias de baixa renda
Foto: Secom
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Habitação e em parceria com o Governo Federal, realizou nesta sexta-feira (23) a solenidade de entrega de 99 casas do Programa Vida Digna II. O evento aconteceu no auditório do Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e marcou um momento de grande relevância social, representando dignidade, segurança e a concretização do sonho da casa própria para dezenas de famílias guarapuavanas.
Estiveram presentes na solenidade a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves; o secretário de Administração, Ricardo Facó de Albuquerque; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Cláudia Klosouski de Andrade; o secretário executivo Johann Zuber Junior; e o superintendente do Procon, Raphael Virmond Butenes. Também participaram do evento Josias Lech, ministro de Estado e gerente regional Sul da Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; o deputado federal Aliel Machado; o deputado estadual Artagão Júnior; o líder do Governo na Câmara Municipal, Nego Silvio; a vereadora Professora Bia; e os vereadores Danilo Dominico, Paulo Lima, Professora Terezinha, Márcio Carneiro e Rodrigo do Agita.
O secretário municipal de Habitação, Gustavo Henrique Pedrosa, destacou a conclusão do Programa Vida Digna II e o cuidado adotado em todas as etapas do processo de seleção das famílias beneficiadas. “Estamos aqui hoje para fazer a conclusão desse programa tão bonito que é o Vida Digna II. Hoje entregamos 99 casas para 99 famílias, após uma seleção feita com muita responsabilidade, seguindo todos os critérios que o Ministério das Cidades determina. É muito gratificante ver o recurso público sendo destinado da melhor forma possível para as pessoas mais vulneráveis do nosso município”, afirmou.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, ressaltou o significado coletivo da entrega das moradias e o compromisso da gestão com a habitação social. “Um sonho que se sonha sozinho é só um sonho, mas um sonho que se sonha juntos é realidade. Estamos realizando o sonho de muitas famílias guarapuavanas. O dinheiro público está sendo bem investido na população que mais precisa, e esse é o nosso compromisso: trabalhar por uma Guarapuava mais justa, humana e com moradia digna para todos”, destacou.
Entre as famílias contempladas, está a família de Ivete Ribeiro da Luz, mãe de cinco filhos, que recebeu a chave da casa própria durante a solenidade. “Pra mim é a realização de um grande sonho. A gente agradece primeiro a Deus e depois à equipe da Habitação. É uma emoção que não tem explicação. Vou morar aqui com meus filhos e meu esposo, e agora é só agradecer e cuidar bem do nosso lar”, relatou.
O deputado federal Aliel Machado enfatizou que a entrega das casas representa o verdadeiro sentido das políticas públicas voltadas à população. “Esse é um momento muito especial, em que números e planilhas não importam. O que importa é ver uma pessoa recebendo a chave da sua casa. A política é o melhor instrumento que existe para enfrentar injustiças e transformar a realidade da comunidade”, afirmou.
Outro depoimento que marcou a solenidade foi o de Ana Cristina Pitner, auxiliar administrativa, que irá morar na nova casa com as filhas, a mãe e, especialmente, com a filha Aldry, que possui uma doença degenerativa. Ana explicou que a conquista da casa própria representa a realização de um sonho aguardado há muito tempo, após anos vivendo de aluguel, e ressaltou a importância da moradia ser adaptada às necessidades da filha. “É uma gratificação muito grande estar recebendo essa casa hoje, porque é um sonho realizado. A gente viveu de aluguel por muito tempo e, para a Aldry, essa casa adaptada é um sonho. Vão morar comigo a Gabi, a Aldry e a vovó, que ajuda a cuidar dela. É uma bênção muito grande para a nossa família e o começo de uma nova fase, que a gente recebe com muita alegria”, afirmou.
Ao falar sobre a importância da casa adaptada, Ana destacou a condição de saúde da filha e a esperança de dias melhores. “A Aldry tem uma doença degenerativa que, com o tempo, vai afetando a coordenação motora dela. Mesmo assim, ela é uma menina muito feliz e muito alegre, e o nosso maior cuidado é com ela. Essa casa é um comecinho de tudo isso, de uma vida melhor pra ela. Hoje a gente vê grandes possibilidades de buscar um tratamento melhor, uma qualidade de vida melhor, e só de tudo isso estar acontecendo pra ela, pra mim já é um sonho. Com certeza, hoje grandes portas estão se abrindo para nós e é um grande começo”, destacou.
O deputado estadual Artagão Júnior reforçou o compromisso com a continuidade das políticas habitacionais em Guarapuava e a união entre os entes públicos. “O maior resultado da vida pública é ver a emoção das famílias ao entrarem na sua casa nova. Não estamos falando apenas de casas, mas de dignidade, de lares e de futuro. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que esse programa avance e alcance ainda mais famílias”, afirmou.
(Com assessoria)
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
EM OBRASClínica Veterinária da Unicentro suspende novos atendimentos e agendamentos temporariamente para reforma interna
Suspensão ocorre a partir desta segunda (26)
23/01/2026 17h00 -
SUSPENSOSAnvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
Azeite Terra das Oliveiras é vendido online e tem origem desconhecida
23/01/2026 16h10 -
AGILIZARAgências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado (24) e domingo (25)
Agências não abrirão do dia 28 ao dia 31 de janeiro
23/01/2026 15h23 -
PERIGO E PREJUÍZO!Em um ano, Energisa identifica mais de 53 mil kWh de energia furtada em Guarapuava
Quantidade de energia desviada daria para abastecer mais 200 famílias durante um mês inteiro
23/01/2026 14h43 -
NO PRATOEstado envia às escolas 1ª remessa de alimentos do ano com 4,6 mil toneladas
São entregues, entre outros itens, açúcar, cereal de milho, fubá, doce de leite, manteiga, barra de frutas, chá-mate
23/01/2026 14h10 -
VERÃO MAIORTradicional Travessia de Guaratuba vai reunir centenas de competidores no domingo (25)
As disputas acontecem em quatro distâncias: 5 km, 400 metros, 800 metros e 2,2 km, contemplando atletas de diferentes faixas etárias e níveis técnicos
23/01/2026 13h23


