Em um ano, Energisa identifica mais de 53 mil kWh de energia furtada em Guarapuava
Quantidade de energia desviada daria para abastecer mais 200 famílias durante um mês inteiro

Mais de 39 mil kWh de energia. Essa foi a quantidade de energia furtada em 2025 em Guarapuava. A preocupação com a segurança do sistema elétrico e da comunidade fez com que a concessionária investisse em sistemas inteligentes e equipes especializadas, que realizam inspeções minuciosas a fim de confirmar as suspeitas de ligações clandestinas e adulterações de medidores de energia em residências e estabelecimentos comerciais e industriais da região.
De acordo com a área de Combate a Perdas da Energisa Sul-Sudeste, foram 24 irregularidades confirmadas e 39.677 kWh de energia desviados, o suficiente para abastecer 233 famílias durante um mês inteiro.
"Mesmo diante dos riscos de acidentes e sendo um crime previsto no Código Penal, há pessoas que insistem no risco de praticar furto ou fraude de energia. E, pela segurança de todos, com o apoio das Polícias Civil e Militar temos trabalhado intensamente para combater essa prática".
Além do impacto à segurança, tais comportamentos oneram o bolso dos que pagam a conta em dia. Isso porque, em todo o país a legislação determina que o valor da energia desviada seja rateado nas faturas de todos os clientes.
ALERTA TOTAL
Como parte das ações de combate ao furto de energia, a Energisa utiliza a inteligência artificial, além de profissionais especializados que atuam em inspeções periódicas em imóveis cujo perfil de consumo não condiz com o valor faturado. Nessas situações as inspeções apontam se trata de algum problema técnico ou prática criminosa.
Ainda assim, a Energisa reforça a importância de a comunidade zelar pela própria segurança e denunciar o uso clandestino e irregular de energia elétrica. "Não compactue com esse crime. Em casos de suspeitas, denuncie. A Energisa recebe as denúncias de forma anônima, ou seja, não é preciso se identificar ao nos informar os locais onde pode haver irregularidades", acrescenta.
As denúncias podem ser feitas pelos canais de atendimento: www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou ainda pelo telefone 0800 70 10 326.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
REALIZANDO SONHOSPrefeitura de Guarapuava avança na habitação social com a entrega de 99 moradias
Programa Vida Digna II conclui mais uma etapa e beneficia famílias de baixa renda
23/01/2026 18h05 -
EM OBRASClínica Veterinária da Unicentro suspende novos atendimentos e agendamentos temporariamente para reforma interna
Suspensão ocorre a partir desta segunda (26)
23/01/2026 17h00 -
SUSPENSOSAnvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
Azeite Terra das Oliveiras é vendido online e tem origem desconhecida
23/01/2026 16h10 -
AGILIZARAgências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado (24) e domingo (25)
Agências não abrirão do dia 28 ao dia 31 de janeiro
23/01/2026 15h23 -
NO PRATOEstado envia às escolas 1ª remessa de alimentos do ano com 4,6 mil toneladas
São entregues, entre outros itens, açúcar, cereal de milho, fubá, doce de leite, manteiga, barra de frutas, chá-mate
23/01/2026 14h10 -
VERÃO MAIORTradicional Travessia de Guaratuba vai reunir centenas de competidores no domingo (25)
As disputas acontecem em quatro distâncias: 5 km, 400 metros, 800 metros e 2,2 km, contemplando atletas de diferentes faixas etárias e níveis técnicos
23/01/2026 13h23


