* Por Emanuele Marcondes

A leitura do mundo pelas crianças se faz em todos os momentos. Até os dias atuais, ainda não são todos que entendem que as crianças estão captando tudo a todo momento, algumas ações podem ser só observadas e descartadas por não serem consideradas úteis, outras ficarão marcados na memória e quando queremos ensinar valores e príncipios usamos da repetição para que seja mais eficiente.

A criança vive o mundo através da descoberta, do explorar e do sentir, para uma criança é muito mais interessante ir e descobrir algo do que observar, por isso que, pela capacidade cognitiva de acordo com a idade, muitas vezes aprontam umas poucas e boas.

Gosto de dizer que o brincar é a linguagem da criança, porque nessa fase, a diversão é uma prioridade, é no prazer, na alegria que eles se desenvolvem muito melhor. O brincar vai estimular a expressão, comunicação pré-verbal e adiante, o explorar e todas as habilidades possíveis: sociais, emocionais, culturais e o principal: o cognitivo!

Nós, da educação já temos essa consciência e é por isso que nos meios escolares estamos sempre trazendo brincadeiras intencionais, ou sejam, é uma brincadeira para eles mas possuem uma intenção pedagógica por trás, terá um aprendizado. Aliás posso afirmar que : nunca é só brincar.

Esse espaço é um lugar de convite, e o convite de hoje é para que brinquem com suas crianças, preparem um ambiente acolhedor que tenha estímulos, criem histórias e brincadeiras no imaginário, transforme um carrinho em algo maior e veja como será um momento rico em qualidade.

Citando minha teórica preferida, Maria Montessori " o brincar é o trabalho da criança", e nós adultos devemos ajudar preparando o ambiente e colocando a intenção pedagógica por trás disso e claro que sempre respeitando o espaço do livre brincar, da criança usar da própria criatividade.

Brinquem com as crianças, façam elas felizes, teu filho não vai lembrar dos esforços que você fez para fazer a festa de aniversário, comprar algo que ele tanto queria, mas vai lembrar de todas as vezes que você esteve brincando com ele com toda a dedicação e de forma integral.

Para finalizar, nunca subestimem as crianças! Apesar do cérebro ter seu tempo de desenvolvimento, os estímulos ajudam muito a ser um desenvolvimento mais rápido, quando pensar que seu filho não é capaz, acredite que, na maioria das vezes é sim.

E todos temos a criança que fomos viva dentro de nós, quem nunca quando adultos, participou de alguma gincana e se divertiu " como uma criança..", talvez então, o brincar seja a linguagem da vida.

OPINIÃO

Deixe seu comentário:

Veja Mais