Ministra das Mulheres visita Unicentro e conhece projetos voltados à promoção da igualdade de gênero
Projetos da universidade e debate sobre trabalho de cuidado marcaram a agenda da ministra em Guarapuava

A universidade, para além da formação profissional, é também espaço de construção de conhecimento, de enfrentamento às desigualdades e de transformação da sociedade. Foi neste cenário, que a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, recebeu a ministra das Mulheres, Márcia Helena Carvalho Lopes, para uma agenda institucional voltada à apresentação de projetos desenvolvidos com foco na promoção da igualdade de gênero.
Durante a visita, ocorrida na quinta-feira (9 de abril de 2026), a ministra conheceu iniciativas que integram ensino, pesquisa e extensão e que dialogam diretamente com demandas sociais, como o enfrentamento à violência contra a mulher, a valorização do trabalho feminino e o incentivo à participação das mulheres em diferentes áreas do conhecimento.
Ao comentar a importância desse vínculo entre universidade e sociedade, a ministra enfatizou que “a gente não faz nada sem as universidades”. Segundo ela, a presença dessas instituições é fundamental na construção de políticas públicas no país. “Nenhuma política pública nesse país passou a valer sem a presença das universidades e, consequentemente, das comunidades”.
A ministra também destacou a necessidade de ampliar o alcance dessas iniciativas. “A grande questão é como a gente cria essa grande rede nacional de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão em escala nacional, que a gente precisa”, afirmou.
O reitor Fábio Hernandes ressaltou o caráter histórico desta visita e o impacto para a comunidade acadêmica, por ser uma oportunidade de dar visibilidade às ações já desenvolvidas pela instituição. “Hoje é um dia ímpar para nossa universidade. Nós vamos apresentar os diversos projetos que temos com a temática da mulher, envolvendo desde o enfrentamento à violência até ações na área da saúde e do empreendedorismo”, destacou.
Durante a programação, também foram apresentados projetos desenvolvidos nos diferentes câmpus da universidade, representados por professoras de cada unidade. As iniciativas mostram uma atuação integrada que busca ampliar o acesso das mulheres à educação, fortalecer sua permanência na universidade e promover mudanças sociais a partir da produção de conhecimento.
Entre as ações, destacam-se atividades de letramento de gênero voltadas a estudantes do ensino médio e da graduação, além de pesquisas que abordam temas como o trabalho de cuidado, a violência contra a mulher e a realidade de grupos em situação de vulnerabilidade. Os projetos também se desdobram em ações práticas junto à comunidade, como atendimentos a mulheres vítimas de violência, iniciativas com mulheres idosas e atividades educativas em escolas.
A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) também acompanhou a agenda. Em sua fala, destacou o papel transformador das iniciativas apresentadas. “Aquilo que se começa no projeto de extensão e se transforma numa política muda a realidade”, afirmou.
Projeto de extensão leva debate sobre trabalho de cuidado à comunidade
A agenda da ministra em Guarapuava seguiu com a participação na Audiência Pública “Cuidados e Políticas Públicas”, realizada na Câmara Municipal. O evento é promovido pela Bancada Feminina da Câmara Municipal de Guarapuava em parceria com o projeto de extensão da Unicentro “Trabalho de cuidado: estudos e práticas interdisciplinares”, coordenado pela professora Nayara Cristina Bueno.
A iniciativa atua na promoção de debates fundamentais para a sociedade, especialmente sobre o trabalho de cuidado, historicamente desempenhado por mulheres e ainda pouco reconhecido nas políticas públicas. Para o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas, a realização da audiência pública em parceria com outras instituições evidencia essa conexão com a comunidade. “Isso mostra a relevância da Unicentro para a sociedade como um todo”, finalizou.
(Por Caroline Albertini)
Veja Mais
-
PRESTANDO CONTASTransparência em foco: Abrasel Centro-Sul fecha 2025 no azul e moderniza estatuto
Assembleia Geral Ordinária (AGO) foi realizada nesta terça (5)
05/05/2026 18h48 -
OLHO NA LOMBADASecretaria de Mobilidade realiza aferição de lombadas eletrônicas até quinta (7) em Guarapuava
Equipamentos passarão por verificação técnica para garantir precisão e segurança no trânsito
05/05/2026 18h33 -
OLHO NA ESTRADA!ALERTA! Devido a obras no pavimento, Serra da Esperança terá trânsito lento nesta quarta (6)
Tráfego será organizado em sistema Pare e Siga, com a utilização de desvios pontuais, quando possível
05/05/2026 17h00 -
PREVENÇÃOSecretaria de Saúde apoia ação de vacinação contra gripe para trabalhadores do transporte em Guarapuava
Ação integrada promove cuidados com a saúde e reforça a segurança no trânsito
05/05/2026 16h43 -
MUDANÇACilla Tech Park realiza cerimônia de transição de presidência e marca novo ciclo institucional
Após três anos à frente da presidência, somando frutos para o parque, Vilso Dubena transmitiu oficialmente o cargo ao professor Ricardo Yoshimitsu Miyahara
05/05/2026 16h10 -
INVESTIMENTOSArtagão Júnior intermedeia reunião entre prefeito Konjunski e o chefe da Casa Civil Ortega para tratar de investimentos em Cantagalo
De acordo com o deputado Artagão Júnior, a reunião buscou agilizar trâmites e garantir o avanço das propostas
05/05/2026 15h45



