Ministério Público fará campanha contra assédio eleitoral neste ano
Eventual prática de patrões de indicar candidatos deve ser denunciada

O Ministério Público do Trabalho (MPT) prepara nova campanha sobre assédio eleitoral em ambiente de trabalho. A data do lançamento oficial ainda não foi definida, mas o MPT já está compartilhando mensagens a respeito em seus perfis nas redes sociais, tendo em vista as eleições deste ano.
Assédio eleitoral é “a conduta do empregador que, de algum modo, constrange o trabalhador ou a trabalhadora em relação à sua orientação política, dentro de um contexto eleitoral”, explica o procurador Igor Sousa Gonçalves, coordenador nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho do MPT.
Ele detalha que o assédio eleitoral “é a prática do empregador que gera esse constrangimento e cerceia a liberdade dos empregados quanto à manifestação de pensamento ou até mesmo para intimidá-lo a votar ou não em determinado candidato”.
Para Igor Sousa Gonçalves, o assédio eleitoral “é um problema para o Brasil, não só para os trabalhadores, mas também para a própria democracia. A liberdade de pensamento é um direito dos mais fundamentais.”
VOTO DE CABRESTO
Segundo ele, a intimidação por patrões e chefes funciona como “um voto de cabresto moderno”, referindo-se à prática, peculiar da República Velha (1889-1930) e antes de haver Justiça Eleitoral, em que o cidadão votava conforme instruções e ordens de um chefe político local repassadas pelo cabo eleitoral.
Casos de assédio eleitoral podem ser denunciados ao MPT pelo portal na internet, na aba “Denuncie”.
Ao acionar o MPT, o trabalhador pode apresentar comprovações do assédio como mensagens recebidas, nome de pessoas envolvidas e eventuais gravações de reuniões onde ocorreram as abordagens. “Tudo isso vai dar maior celeridade na investigação do Ministério Público do Trabalho”, ressalta o procurador.
CARGOS EM DISPUTA
No primeiro domingo de outubro (dia 4) deste ano, cerca de 150 milhões de brasileiros voltarão às seções eleitorais para escolher, com voto eletrônico, o presidente da República e também um total de 27 governadores; 54 senadores (duas vagas por unidade da Federação), 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais. Como ocorreu nos últimos pleitos, poderá haver segundo turno (dia 25) para os cargos de presidente e de governador.
De acordo com a Justiça Eleitoral, para qualquer cargo em disputa “é vedada a propaganda eleitoral ou o assédio eleitoral em ambiente de trabalho público ou privado, respondendo quem lhe der causa ou permitir sua ocorrência, nos termos da legislação vigente.”
As restrições estão previstas na Resolução nº 23.755 (2/3/2026) do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõe sobre propaganda eleitoral.
Nas eleições de 2022, o Ministério Público do Trabalho recebeu 3.465 denúncias e 2.467 empresas ou empregadores foram denunciados. Conforme o relatório, na Região Sudeste foram registradas 1.272 denúncias (36,7% dos casos). Do Sul, vieram 988 queixas (28,5%); do Nordeste, 565 (16,3%); do Centro-Oeste, 335 (9,6%); e do Norte, 305 (8,8%).
Os dados estão no relatório de trabalho “Assédio Eleitoral – Eleições 2022”. Os cincos estados com mais denúncias foram Minas Gerais (641 casos); São Paulo (392); Paraná (365); Rio Grande do Sul (319) e Santa Catarina (304).
Veja Mais
-
MELHOR AMIGO TE ESPERA!Canil Municipal de Guarapuava busca famílias para cerca de 200 cães à espera de um lar
Além de ganhar um companheiro fiel, quem adota contribui para que mais animais em situação de abandono possam ser acolhidos
26/07/2026 10h50 -
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHERCasa é invadida, televisão destruída e botijão de gás deixado aberto em caso de violência doméstica em Guarapuava
Suspeito teria arrombado a janela da residência da ex-companheira, causado danos no imóvel e fugido antes da chegada da Polícia Militar
26/07/2026 10h10 -
TRAMITANDO!Projeto regulamenta trabalho de enfermagem em atendimento domiciliar
Proposta estabelece jornada máxima de 30 horas semanais e regras para fiscalização dos serviços de home care
26/07/2026 09h50 -
NO AQUECIMENTO!Guarapuava prepara grande encontro de fé e união: 1º Passeio Ciclístico e Caminhada da Família promete reunir gerações pelas ruas da cidade
Evento inédito da Pastoral Familiar da Diocese de Guarapuava acontece no próximo domingo (2) e deve mobilizar famílias em um momento de convivência, oração, saúde e valorização dos laços familiares
26/07/2026 09h10 -
DEU NO PÉ!Motorista foge após colisão e deixa motociclista ferido em Guarapuava; peça do carro pode ajudar na investigação
Acidente no bairro Industrial terminou com vítima encaminhada à UPA
26/07/2026 08h50 -
PM EM AÇÃO!Suspeita de arrombamento mobiliza Polícia Militar em Guarapuava, mas casa estava fechada e sem moradores
Denúncia feita por uma moradora levou equipes ao bairro Boqueirão na madrugada deste sábado; imóvel apresentava sinais de abandono e ninguém foi localizado no local
26/07/2026 08h16



