Laboratórios da Unicentro recebem novos EPIs

Foram cerca de R$ 18 mil investidos em itens de segurança

06/09/2025 13H23

Nesta semana, o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) fez a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para mais de 100 laboratórios dos Câmpus Cedeteg e de Irati. Foram cerca de R$ 18 mil investidos em itens de segurança, destinados prioritariamente a agentes universitários que trabalham com atividades de risco nos laboratórios da instituição.

Luvas, máscaras, óculos, viseiras, jalecos, calçados, protetores auriculares, entre outros EPIs foram entregues a diversos laboratórios da Unicentro.

“O uso dos EPIs é indispensável para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de reforçar uma cultura de segurança entre todos os envolvidos nas rotinas laboratoriais, contribuindo não apenas para a integridade física dos trabalhadores, mas também para a qualidade das atividades desenvolvidas”, salienta Fernanda Cardoso, engenheira de Segurança do Trabalho na Unicentro.

O SESMT entregou luvas, máscaras, óculos, viseiras, jalecos, calçados, protetores auriculares, entre outros materiais. Desde o início do ano, a equipe do setor vinha levantando demandas dos técnicos em laboratório da universidade. 

A ação contemplou profissionais responsáveis pela organização, manutenção e suporte às práticas realizadas por professores e estudantes durante as aulas e atividades de pesquisa e extensão. Em Irati, receberam EPIs os agentes que trabalham no setor das agrárias e no Centro de Documentação e Memória da Unicentro (Cedoc/I). Já no Câmpus Cedeteg, foram entregues aos técnicos de laboratórios de diferentes cursos, como Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Química.

Os EPIs previnem acidentes e doenças ocupacionais de técnicos que trabalham com atividades de risco.

O SESMT também aproveitou as visitas nos laboratórios para atualizar os mapas de riscos, que são um complemento aos EPIs. Os documentos contêm a descrição e a intensidade de riscos físicos, biológicos, químicos, ergonômicos e de eventuais acidentes, além dos cuidados necessários para as atividades laboratoriais. 

“Todos esses equipamentos vão servir para a proteção em aulas práticas e nas pesquisas. Também é importante conhecer o que pode acontecer dentro dos laboratórios e ficar ciente de como a gente deve proceder para sanar algum problema”, observa Giovanna Felippotti, técnica em laboratórios do Departamento de Engenharia Ambiental.

A equipe do SESMT reforça a importância de repor periodicamente os EPIs nos departamentos que os utilizam. “Agora a gente está entregando para o pessoal poder utilizar até ano que vem. E todo ano vamos passar pelos laboratórios perguntando o que cada um precisa, para, então, ser entregue”, adianta o engenheiro Fábio de Souza Santos, do SESMT.

(Por Amanda Pieta)

Deixe seu comentário:

Veja Mais