Justiça condena escola estadual por bullying sofrido por aluna
A estudante processou o Estado e dois colegas por ter sido vítima de bullying nas dependências da instituição de ensino
Uma escola estadual, que não teve o nome e nem a cidade divulgados, foi condenada pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) após uma aluna entrar com uma ação por ter sido vítima de bullying. Com a decisão de primeiro grau, o Estado do Paraná terá que pagar uma indenização de R$ 7 mil para compensar os danos vivenciados pela adolescente na instituição.
A estudante processou o Estado e dois colegas por ter sido vítima de bullying nas dependências da instituição de ensino. Na ação, a autora relatou que sofreu diversas ofensas à honra depois que dois meninos espalharam boatos sobre ela entre os demais estudantes. As histórias falsas se propagaram pelas turmas e a adolescente passou a ser alvo de xingamentos com cunho sexual.
O ambiente escolar se tornou insuportável para a menina, que, constantemente humilhada, teve queda no rendimento escolar, desenvolveu fobia social e precisou trocar de escola para dar continuidade ao ano letivo. O descaso do colégio estadual diante da situação motivou o pedido de indenização por danos morais.
A sentença destacou que o colégio foi omisso ao não zelar pela integridade moral da menina. “Compete à escola zelar pelos alunos, devendo o seu corpo de funcionários assegurar a integridade dos estudantes, seja ela física ou moral”, diz o despacho.
Os dois meninos processados não foram responsabilizados, pois não ficou provado que seriam eles os autores dos boatos.
ESTADO RECORREU
O Estado recorreu da decisão, pois considerou o valor da condenação excessivo. A pge (Procuradoria-Geral do Estado) argumentou que os danos alegados pela adolescente não foram provocados por agentes da Administração Pública e que o CDC não seria aplicável ao caso. A vítima, por outro lado, pediu a manutenção da sentença.
Ao analisar o processo, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) destacou que o Estado não cumpriu seu dever de prevenir as situações de constrangimento vivenciadas pela estudante.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
OBRIGATÓRIOPix Automático torna-se obrigatório a partir desta segunda (13)
Nova modalidade substituirá débito automático e boletos
13/10/2025 16h06 -
LEVANTAMENTOParaná tem 19 cidades acima de 100 mil habitantes com menos de 5% de desocupação
Apenas três cidades registraram índice superior a 5%
13/10/2025 15h23 -
OLHO NA ÁGUATurvo tem uma observadora hidrológica do IAT que ajuda a monitorar as chuvas
Estrutura de monitoramento hidrológico do IAT conta com o auxílio de 434 observadores, distribuídos em diversos municípios paranaenses
13/10/2025 14h50 -
TCE DE OLHOPato Branco deve corrigir edital de licitação para construção de terminal no aeroporto
Município apresentou defesa por meio de suas secretarias
13/10/2025 14h10 -
TECNOLOGIACilla Tech Park marca presença na 35ª Conferência Anprotec
Neste ano, o evento é sediado no Paraná, em Foz do Iguaçu
13/10/2025 13h23 -
EM ALTAParceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Unicentro impulsiona educação e economia em Guarapuava
Guarapuava avança com a implantação da Indústria Escola
13/10/2025 12h50