Justiça condena escola estadual por bullying sofrido por aluna
A estudante processou o Estado e dois colegas por ter sido vítima de bullying nas dependências da instituição de ensino

Uma escola estadual, que não teve o nome e nem a cidade divulgados, foi condenada pelo TJ-PR (Tribunal de Justiça do Paraná) após uma aluna entrar com uma ação por ter sido vítima de bullying. Com a decisão de primeiro grau, o Estado do Paraná terá que pagar uma indenização de R$ 7 mil para compensar os danos vivenciados pela adolescente na instituição.
A estudante processou o Estado e dois colegas por ter sido vítima de bullying nas dependências da instituição de ensino. Na ação, a autora relatou que sofreu diversas ofensas à honra depois que dois meninos espalharam boatos sobre ela entre os demais estudantes. As histórias falsas se propagaram pelas turmas e a adolescente passou a ser alvo de xingamentos com cunho sexual.
O ambiente escolar se tornou insuportável para a menina, que, constantemente humilhada, teve queda no rendimento escolar, desenvolveu fobia social e precisou trocar de escola para dar continuidade ao ano letivo. O descaso do colégio estadual diante da situação motivou o pedido de indenização por danos morais.
A sentença destacou que o colégio foi omisso ao não zelar pela integridade moral da menina. “Compete à escola zelar pelos alunos, devendo o seu corpo de funcionários assegurar a integridade dos estudantes, seja ela física ou moral”, diz o despacho.
Os dois meninos processados não foram responsabilizados, pois não ficou provado que seriam eles os autores dos boatos.
ESTADO RECORREU
O Estado recorreu da decisão, pois considerou o valor da condenação excessivo. A pge (Procuradoria-Geral do Estado) argumentou que os danos alegados pela adolescente não foram provocados por agentes da Administração Pública e que o CDC não seria aplicável ao caso. A vítima, por outro lado, pediu a manutenção da sentença.
Ao analisar o processo, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) destacou que o Estado não cumpriu seu dever de prevenir as situações de constrangimento vivenciadas pela estudante.
Deixe seu comentário:
Veja Mais
-
SEM EXIGÊNCIADetran-PR vai tirar a exigência de baliza no processo de habilitação
Essa atualização muda o foco do teste para a habilidade no trânsito e comportamento defensivo dos condutores em formação
28/01/2026 17h00 -
OLHO NO FUTUROI Crianças concluem programação do Férias com Inovação em Guarapuava
Programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação encerrou atividades com entrega de certificados a 41 alunos
28/01/2026 16h50 -
CULINÁRIA E FÉ!Tradicional Costela Minga será servida na Catedral de Guarapuava na quinta-feira (29); encomendas encerram nesta quarta (28)
As costelas irão para o fogo a partir das 13h30 desta quinta (29), para serem servidas à noite
28/01/2026 16h13 -
CLIMAGuarapuava está na lista de municípios com alerta para tempestades e granizo até esta quinta (29); CONFIRA O MAPA COM ÁREAS AFETADAS!
Na quinta-feira (29), o risco é maior e o alerta evolui para laranja
28/01/2026 15h23 -
LEVANTANDO POEIRAGuarapuava recebe edição especial da Copa Sul de Motocross neste fim de semana
Programação inclui provas oficiais, palestras, atividades para o público e atrações culturais
28/01/2026 14h50 -
DÁ UMA LICENCINHA?Comissão aprova projeto que permite levar bicicletas no transporte coletivo
Proposta segue em análise na Câmara dos Deputados
28/01/2026 14h08


