Janela de migração partidária termina nesta sexta (3)
Regra permite troca de legenda sem risco de perda do mandato

Mais uma etapa do calendário eleitoral é concluída nesta sexta-feira (3 de abril de 2026), com o fim do prazo da janela partidária. Nos últimos 30 dias, políticos com mandato parlamentar puderam mudar de partido sem o risco de perder mandato. .
A mudança só é permitida para quem ocupa cargos obtidos em eleições proporcionais, como os deputados federais, estaduais e distritais. É que a Justiça Eleitoral entende que o chamado quociente eleitoral, aplicado a esse sistema de eleição, valoriza mais a legenda do que a candidatura em si.
O modelo de eleição proporcional contabiliza os votos das legendas e das federações na divisão das vagas. Isso significa que não é eleito necessariamente quem tem mais votos porque o resultado depende também do número de votos na legenda.
Esse modelo foi estabelecido pela Reforma Eleitoral de 2015 e se consolidou como uma saída para a troca de legenda, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segundo a qual o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito.
A cada ano eleitoral, a janela partidária corresponde a um período de 30 dias corridos em que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período sempre acontece seis meses antes do pleito.
Quem troca de partido fora desse período perde o mandato porque o cargo pertence à legenda. Segundo o TSE, existem somente duas situações que permitem a mudança de sigla, fora da janela partidária, sem punição.
Os casos ocorrem quando a legenda se desvia do próprio programa partidário ou quando ocorre grave discriminação pessoal.
Para os cargos de presidente da República, senadores e governadores não há janela partidária. Nesses casos, a eleição é majoritária, ou seja, vence quem que obtêm mais votos.
MOVIMENTAÇÃO NO CONGRESSO
Até o início dessa semana, no Congresso Nacional, o PL foi o partido que mais ganhou novos deputados a partir da janela partidária. Foram sete ao todo, ficando então com 94 parlamentares. E o União foi o que mais perdeu: seis no total. Terá, agora, 52 deputados.
Outros oito partidos tiveram alterações, ganhando ou perdendo: PP, Podemos, PSD, Republicanos, MDB, PSDB, Solidariedade e o Missão.
DESINCOMPATBILIZAÇÃO
Outro prazo importante é o da desincompatibilização, que é quando ocupantes de cargos do Poder Executivo que querem concorrer a outros cargos devem renunciar ao mandato, incluindo ministros.
De acordo com a legislação eleitoral, ocupantes de cargos como ministros de Estado, governadores e prefeitos, que pretendem se eleger para outros cargos, têm que se afastar da função no prazo máximo de até seis meses antes da data das eleições. Este prazo vence neste sábado (4).
A exigência da chamada desincompatibilização de cargos, segundo o TSE, serve para impedir que haja abuso de poder econômico ou político nas eleições por meio do uso de recursos da administração pública, assegurando a paridade entre os candidatos em disputa.
DATAS FUNDAMENTAIS
O calendário eleitoral prossegue ao longo dos próximos meses. Para os partidos políticos e federações partidárias, a data mais importante no próximo período será entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, período em que serão realizadas as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos que concorrerão aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital.
Os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.
Veja Mais
-
NO SESC!Vanessa da Mata chega a Guarapuava com show especial e ingressos podem ser garantidos mediante doação de alimentos
Turnê “Todas Elas” promete uma noite de emoção, grandes sucessos e surpresas musicais; apresentação será no dia 15 de novembro, no Teatro da UTFPR, em uma iniciativa do Sesc que une cultura de qualidade e solidariedade
06/11/2026 17h00 -
ARRUMANDO AS MALAS!Agente de Guarapuava ganha viagem dos sonhos e pode escolher qualquer destino do mundo
Thay Moraes, da TM Viagens, venceu o sorteio final da campanha de 15 anos da BWT Operadora, disputada por 250 agências de todo o país
06/11/2026 16h10 -
VALORIZAÇÃOEncontro celebra parceria e valoriza experiências pedagógicas na educação infantil de Guarapuava
Iniciativa valoriza o protagonismo dos professores e as práticas desenvolvidas em sala de aula
06/11/2026 15h23 -
PUXE O CASACO!Após chuva nesta sexta (6) e no sábado (7), massa de ar frio derruba as temperaturas no Paraná
De acordo com o Simepar, chove entre sexta (6) e sábado (7), e depois da chuva uma massa de ar frio fará as temperaturas ficarem pelo menos 5°C mais baixas na segunda (9) do que estavam nesta semana
06/11/2026 14h50 -
NA TELASimepar lança documentário sobre a análise meteorológica do tornado em Rio Bonito do Iguaçu
O documentário ressalta o legado que ficou, depois de um trabalho intenso que começou com a emissão de avisos meteorológicos e alertas para a população antes da ocorrência
06/11/2026 14h10 -
ALERTA!Chuvas e temperaturas elevadas aumentam riscos de acidentes com animais peçonhentos; VEJA COMO PREVENIR!
O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde. No Paraná, maior número de acidentes é com aranhas e escorpiões, mas há risco também com abelha, cobras e lagartas
06/11/2026 13h23



