Inclusão digital fortalece autonomia de pessoas 60+ em curso promovido pela Assembleia Legislativa
Capacitação realizada pela Escola do Legislativo, em parceria com a Celepar e o Sindilegis, ensina desde as funções básicas do celular até navegação segura, redes sociais e inteligência artificial

Começou na tarde dessa quarta-feira (22 de julho de 2026), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o curso "Inclusão Digital para Pessoas 60+: Usos Básicos do Celular", promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Celepar e o Sindilegis. Voltada especialmente ao público 60+, a capacitação busca ampliar a autonomia dos participantes no uso do celular, promovendo inclusão digital, acesso à informação e mais segurança no ambiente virtual.
Na abertura do curso, o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a satisfação em receber, entre os alunos, diversos ex-servidores da Assembleia Legislativa. Segundo ele, a iniciativa também atende a uma demanda apresentada pelo sindicato dos servidores aposentados.
"Recebê-los aqui na Casa, um lugar que eles ajudaram a construir, é uma alegria muito grande", afirmou o diretor. Pedroso ressaltou que o domínio da tecnologia é cada vez mais importante para acessar serviços públicos, realizar operações bancárias e utilizar plataformas como o Gov.br. Para ele, ações como essa demonstram que as políticas públicas voltadas à formação da população devem ter continuidade.
APRENDIZADO PARA O DIA A DIA
O curso é ministrado pelo técnico da Celepar Sérgio Oliveira, que explicou que a capacitação está dividida em três módulos. No primeiro dia, os participantes conhecem as funções básicas do aparelho, sem utilizar internet. Na sequência, aprendem sobre conexão com redes Wi-Fi, instalação de aplicativos e prevenção a golpes digitais. O último módulo será dedicado às redes sociais, especialmente ao WhatsApp.
Oliveira explicou que o curso foi criado em 2016, quando a Celepar identificou a necessidade de orientar principalmente o público mais vulnerável sobre os riscos da internet. Com a popularização dos smartphones, o conteúdo passou a priorizar o celular, hoje a principal ferramenta de acesso a serviços e informações.
"Estamos auxiliando para que eles não caiam em golpes e utilizem da melhor forma o aparelho celular", resumiu o instrutor.
CONHECIMENTO QUE GERA SEGURANÇA
A expectativa dos participantes é aproveitar os três dias de capacitação para utilizar o celular com mais autonomia e confiança.
A aposentada Vera Lúcia Carrano, de 66 anos, quer aprender a organizar melhor os arquivos e o armazenamento do aparelho. "Quero aprender um pouco mais, principalmente a mexer nos arquivos", contou.
De Campo Mourão, Marlene Lourdes Eitelvein, de 80 anos, já utiliza aplicativos de mensagens e faz pesquisas pelo celular, mas acredita que a atualização constante é fundamental. "É sempre bom estar atualizada", disse.
Também com 80 anos, Darci Apolônio Estevam afirmou que conhece apenas as funções mais básicas do aparelho e vê no curso uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos. "Eu quero aprender a mexer nele", resumiu.
Já a técnica de enfermagem aposentada Ivete da Costa Amato, de 74 anos, busca mais segurança no uso dos aplicativos bancários. "É sempre interessante saber mais", afirmou.
CONTEÚDO
O programa do curso contempla atividades voltadas ao uso prático do celular, ensinando, de maneira simples e acessível, as principais funcionalidades do aparelho como ferramenta para melhorar a qualidade de vida. Além das funções básicas, os participantes aprendem sobre internet, navegação segura, redes sociais e inteligência artificial, ampliando o acesso a serviços e informações no ambiente digital.
O curso continua nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), das 14h às 17h, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.
Veja Mais
-
CLASSE UNIDAEm Guarapuava, secretário de Turismo reforça importância da gastronomia enquanto empresários discutem reforma tributária
Evento reuniu empresários e especialistas nesta terça (22) e colocou na mesa os impactos das mudanças tributárias e trabalhistas para um dos setores mais importantes da economia e do turismo
22/09/2026 18h07 -
O FINO DA CULTURA!“Cavalhadas” volta ao palco em Guarapuava com nova leitura e estreia gratuita no Festival Santa Maria
Espetáculo da Felchak Produções será apresentado em 21 de outubro, durante o 2º Festival Santa Maria de Cultura; produção promete unir pesquisa, tradição e questões contemporâneas
22/09/2026 17h00 -
OLHO NO TRÂNSITORodovia entre Bituruna e General Carneiro tem sistema pare-e-siga
Sistema para-e-siga ocorre atualmente no trecho próximo ao trevo da PR-170 com a BR-153, no território de General Carneiro
22/09/2026 16h02 -
TRAMITANDO!Projeto garante assistência integral e cirurgias reparadoras para vítimas de queimaduras
Proposta em análise na Câmara prevê atendimento no SUS e na saúde suplementar, além de cirurgias reparadoras
22/09/2026 15h23 -
OLHO NO PRAZO!AINDA DÁ TEMPO! Inscrições do Vestibular de Medicina Campo Real terminam nesta quarta (23)
Prova será realizada neste domingo, 27 de setembro, às 14h, em oito cidades do Paraná e de Santa Catarina
22/09/2026 14h50 -
OLHO NO LANCE!Detran-PR leiloa 1.342 veículos destinados à sucata: CONFIRA DATA E LOCAL!
Veículos foram recolhidos pelas autoridades de trânsito, baixados no Renavam e não podem ser registrados ou licenciados, destinando-se apenas para desmonte e reaproveitamento comercial de suas peças e partes metálicas
22/09/2026 14h10



