Inauguração do espaço Dojo quer ampliar percepção de colaboradores da Agrária sobre cuidados em atividades
A Agrária é a segunda cooperativa do Paraná a ter um espaço Dojo

No mês conhecido como Abril Verde, em que empresas de todo Brasil realizam ações de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho, a Cooperativa Agrária inicia o uso de uma nova metodologia de treinamento. O espaço Dojo, inaugurado no último dia 9 de abril de 2026, faz uma adaptação do método criado e utilizado em organizações japonesas para demonstrar aos colaboradores a relevância do uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e do respeito às normas regulamentadoras para realização de atividades que podem trazer algum risco à sua integridade física.
A Agrária teve contato com essa metodologia em 2025, por meio de uma viagem técnica ao Japão, organizada pela Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná). No país oriental é comum que as empresas, independentemente do tamanho, tenham Dojos montados para ensinar seus colaboradores sobre segurança, gestão, entre outros processos relacionados ao seu dia a dia. “A metodologia Dojo trabalha com a experiência das pessoas, utilizando os sentidos para que elas assimilem as informações. Já é comprovado que quando vivenciamos algo de maneira prática nossa capacidade de absorver o conteúdo aumenta”, explicou a gerente industrial da Cooperativa, Viviana Carneiro de Mello Ferreira.
Os setores de Segurança e de Manutenção da Agrária foram responsáveis pela montagem do espaço Dojo. A equipe envolvida no projeto criou 21 dispositivos que simulam situações do cotidiano das indústrias e de áreas administrativas da Cooperativa. “A meta de Zero Acidentes é mais do que um indicador corporativo, é uma forma de mostrarmos nosso respeito pelo ser humano, por meio do cuidado que temos com os nossos colaboradores. Por isso temos o compromisso de buscar as melhores práticas que contribuam para criação da nossa cultura interna se segurança”, declarou Jeferson Caus, superintendente de Negócios da Agrária.
A Agrária é a segunda cooperativa do Paraná a ter um espaço Dojo. A inauguração do local de aprendizagem e treinamento contou com a presença de gestores da Agrária e de convidados como o coordenador de Sáude e Segurança do Trabalho da Fecoopar, Graziel Pedrozo de Abreu, o Tenente-coronel Jorge Augusto Ramos, comandante do 12º Batalhão de Bombeiros Militar do Paraná, o coordenador da Defesa Civil de Guarapuava, Tiago Bronoski, o presidente do Sintracoosul (Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas da Região Sul do Paraná), Joel Martins Ribeiro, e a servidora da Vigilância Sanitária de Guarapuava, Sabrina Karas Ribeiro.
(Com assessoria)
Veja Mais
-
OLHO NO HORÁRIO!PRC-466 entre Pitanga e Turvo terá cinco detonações de rochas esta semana
Explosivos serão acionados nesta quinta (6) e sexta-feira (7), sendo necessário interditar a rodovia nos dois dias
05/08/2026 17h00 -
NA SORTE!Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão nesta quinta (6): veja como conferir o resultado
Nesta edição, mais de 3,34 milhões de participantes estão na disputa pelos prêmios
05/08/2026 16h10 -
PREVENÇÃO!Clínica de Saúde da Mulher de Guarapuava inicia mutirão do DIU de Cobre com expectativa de atender 200 mulheres
Ação teve início nesta quarta-feira (05) e segue nos dias 6 e 7 de agosto, ampliando o acesso ao DIU de Cobre
05/08/2026 15h23 -
DE VOLTAProjeto Nossa Energia volta a Guarapuava com trocas de lâmpadas, ventiladores e sorteio de geladeiras
Com a substituição gratuita de equipamentos por modelos mais eficientes, iniciativa da Energisa Sul-Sudeste incentiva o consumo consciente de energia
05/08/2026 14h50 -
DE OLHOCampanha de combate ao abuso infantil é apresentada na Câmara Vereadores de Guarapuava
Ação desenvolvida pelo Ministério Público e Prefeitura de Guarapuava busca fortalecer a proteção de crianças e adolescentes e ampliar a conscientização no município
05/08/2026 14h10 -
NA CANETA!Anvisa pode aprovar mais oito canetas emagrecedoras e prevê queda nos preços
Atualmente, outros 13 pedidos seguem em análise
05/08/2026 13h23



